Notícias

Dores de cabeça e nas costas podem estar ligadas à saúde bucal, explica especialista

Compartilhe:     |  23 de agosto de 2020

Dores de cabeça e nas costas são queixas comuns nos consultórios, muitos estudos clínicos e científicos apontam que 90% da população sofrerá de cefaleia em algum momento da vida, essas dores geram incômodos terríveis ao organismo ultrapassando sua região anatômica. Essas dorzinhas desconfortáveis que atrapalham a rotina e a concentração, causando indisposição não são somente geradas pelo estresse do dia a dia, muitas vezes elas se relacionam com um problema bucal, como relata o doutor e mestre em biologia oral João Marcos Mattos.

— Muitas pessoas que sentem dores de cabeça e nas costas acabam se automedicando por acharem que são dores cotidianas, entretanto elas podem estar camuflando sintomas de má oclusão dentária. Diversas pesquisas têm comprovado que as dores de cabeça possuem relação direta com a oclusão dentária — explica Mattos.

A má oclusão dentária ocorre quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam de forma devida, podendo prejudicar o desenvolvimento ósseo da face e das articulações temporomandibulares (ATM). Essa forma incorreta acaba acarretando dores nos músculos da mastigação, alterando a posição mandibular, sobrecarregando assim toda a musculatura da face, do pescoço e das costas.

Segundo o especialista, a oclusão é afetada diretamente pela posição da mandíbula, que tem função essencial para a fala, mastigação e respiração. Sendo assim, a má postura da mandíbula pode afetar a postura cervical, ocasionando a disfunção.

Como forma de tratamento é necessário um diagnóstico preciso para saber a causa da má oclusão, tendo em vista que existem diversos fatores como: “Mau alinhamento dos dentes, mordida aberta, ausência dos elementos dentários, desgastes excessivos causados pelo bruxismo, defeito de crescimento da maxila e ou mandíbula, restaurações e próteses mal adaptadas (contato prematuro) — afirma.

Esse tratamento é realizado com o uso de dispositivos intraorais conhecidos como placas oclusais, que tem a função de guiar a mandíbula para sua posição ideal de fechamento, chamado de Relação de Oclusão Cêntrica ou ROC. Essas placas oclusais funcionam como um gabarito, simulando a oclusão ideal sem nenhum dano aos dentes ou a ATM.

Segundo João Marcos Mattos, é necessário uma equipe multidisciplinar, que engloba diversas especialidades, para tratar não somente a má oclusão, mas também todos os sintomas provocados por ela.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais