Espaço Animal

É importante levar cachorros para passear? Descubra agora

Compartilhe:     |  7 de novembro de 2020

A atividade é fundamental para o desenvolvimento muscular, cardiovascular e também para a saúde mental dos cães

É importante levar o cachorro para passear? Descubra agora

Os cachorros são animais que possuem muita energia e, por isso, precisam caminhar, correr ou participar de jogos e brincadeiras. Isso é fundamental para o desenvolvimento muscular, cardiovascular e também para a saúde mental dos cães.

Afinal, eles são seres sociáveis e necessitam ter contato com outros animais, pessoas e diferentes ambientes. Conheça algumas vantagens da prática.

É importante levar o cachorro passear? Descubra agora
Passear com cães é bom pra saúde e desestressa | Foto: reprodução My Pet Prince

Benefícios de levar o pet para passear

Sair para caminhar com o cachorro proporciona diversos benefícios. É uma atividade excelente para gastar energia acumulada, acalmar o cão e até reduzir a agressividade.

Além disso, levar o bichinho para passear também é importante para ensiná-lo a socializar. É através do contato com outras pessoas e outros cães que ele vai aprender a desenvolver paciência e amizade.

Falando em saúde, os benefícios só aumentam. O exercício físico não só emagrece, como também ajuda a estabilizar o sono, fortalece os músculos, melhora o funcionamento do organismo e contribue para melhorar a saúde mental.

Outras vantagens

Ademais, sair para caminhar é ideal para estimular os intintos do pet. É na rua que ele aguça a audição e o olfato ao farejar coisas novas e outros animais.

A relação entre cão e dono também agradece. Já reparou como ele fica muito mais carinhoso após sair para um passeio? Então, esse sentimento de gratidão fortalece a sintonia e estreita o relacionamento entre vocês.

Quais os cuidados necessários? O que levar para passear com o cachorro?

Cuidado com a temperatura – Antes de sair de casa certifique-se de que o chão não está muito quente para não queimar as patinhas do cão.

Água – Levar água é fundamental para evitar a desidratação. Hoje em dia há diversos modelos de garrafa portáteis disponíveis no mercado.

Coleira – Uma das dúvidas de muitas pessoas é em relação a qual coleira escolher. Para os cães que puxam muito, o ideal é escolher a opção que prende no peitoral.

Enquanto isso, nos demais casos, a coleira com a trela comum atende à necessidade.

Saquinhos para cocô – Não há nada mais desagradável que andar na rua e encontrar cocô de cachorro, não é mesmo?

Por isso, é um dever do tutor do cão ter sempre uma sacolinha plástica à disposição para recolher as fezes do animal caso ele faça suas necessidades durante o passeio.

Após recolher, basta jogar fora no lixo mais próximo.

Biscoitinhos – Quando terminar a caminhada, ofereça um biscoitinho ao cachorro. Isso fará com que ele veja isso como uma recompensa e ficará ainda mais feliz.

Qual o tempo ideal para passear com o cachorro?

O tempo ideal para passear com o cachorro varia de acordo com a raça e porte de cada um. Contudo, indica-se que cães pequenos caminhe pelo menos 10/15 minutos, duas vezes ao dia.

Enquanto isso, os cães médios e grandes precisam de 20 a 30 minutos de caminhada diária, duas vezes ao dia.

Por fim, vale ressaltar que se a rotina da família for muito corrida, passear com o bichinho pelo menos uma vez por dia é suficiente. O importante é se movimentar!



Fonte: Folha GO - Manu Ferreira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais