Notícias

Eclipse solar será visto no céu do Hemisfério Norte na sexta-feira

Compartilhe:     |  16 de março de 2015

Na próxima sexta-feira, os moradores do Hemisfério Norte verão um eclipse solar, quando o astro se alinha com a lua e a terra. Em alguns locais o sol ficará totalmente coberto pela lua. O último fenômeno dessa importância, com grande parte do sol escondido, aconteceu em 1999. Como na Inglaterra o evento acontecerá durante a hora do rush, especialistas pedem que os motoristas não se dispersem ao volante, para evitar acidentes.

O eclipse solar não será visto do Brasil, mas os brasileiros poderão acompanhar a transmissão do fenômeno pela internet. A parte do sol que ficará escondida irá aumentar quanto mais ao norte for o local de observação. No Reino Unido, por exemplo, o astro estará 84% coberto em Londres, 89% em Manchester, 93% em Edimburgo e 97% em Lerwick. Na capital inglesa, os moradores poderão ver o início do eclipse às 8h24 de lá (5h24 no horário de Brasília) e seu ápice às 9h31 (6h31 no horário de Brasília). A cobertura total do sol será vista apenas nas Ilhas Faroe, território que pertence à Dinamarca, e no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Um porta-voz da Highway Agency da Inglaterra, órgão do governo responsável pelas rodovias, pediu que os motoristas se mantenham alerta: “ Segurança é a prioridade. Como sempre aconselhamos os motoristas a dirigir com cuidado, atentos ao clima e às condições das estradas, durante o eclipse pedimos que façam o mesmo.”

Os especialistas chamam atenção também para os perigos de se observar o eclipse a olho nu. A recomendação é que os espectadores vejam o fenômeno por meio de projeções. A organizações Royal Astronomical Society e a Society Popular Astronomy indicam o uso de métodos seguros, como óculos especiais e as chamadas Câmeras Pinhole, uma câmera fotográfica artesanal, improvisada com um espécie de caixa e que tem apenas um pequeno furo como “lente”.



Fonte: O Globo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais