Dicas Ecológicas

Ecologia: Fundação católica desafia a «caminhada pela mudança» ao encontro do Papa Francisco

Compartilhe:     |  21 de janeiro de 2017

Iniciativa da FEC termina com acampamento e caminhada até Fátima, a 12 de maio

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou um itinerário de quatro meses a “cuidar da Casa Comum” que se vai concluir num acampamento internacional na Associação Casa Velha, Ourém, e o “encontro” com o Papa Francisco em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a fundação católica portuguesa explica que a ‘Caminhada pela mudança’ faz parte do projeto ‘Juntos pela Mudança’ que tem como objetivo “consciencializar a sociedade civil europeia”, e em particular a portuguesa, para a “necessidade de adoção de novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global”.

Vão ser “percorridos em diferentes lugares quilómetros de bicicleta por esta causa” e em “vários pontos do país e da Europa” estão a ser concretizadas as propostas do guião da iniciativa que apresenta o conceito do mês, dois desafios – mudar a partir de dentro e dicas de mudança – e uma oração.

Os participantes são inspirados e guiados simbolicamente pela bicicleta “numa viagem de mudança de vários passos” onde mensalmente um verbo indica uma ação: “Janeiro – cuidar; fevereiro – integrar; março – mudar; abril – dialogar; maio – contagiar”.

Neste contexto, trabalham e protagonizam ações concretas em diferentes áreas de intervenção desde a energia, à água, a alimentação, os transportes e os espaços públicos.

O itinerário de quatro meses – janeiro a maio – vai terminar num acampamento internacional de 9 a 12 de maio na Associação Casa Velha, em Ourém.

A partir da associação, na aldeia de Vale Travesso, vão fazer uma ‘Caminhada Internacional pela Mudança’ de 17 quilómetros ao encontro do Papa Francisco, até ao Santuário de Fátima.

A Fundação Fé e Cooperação destaca que faltam 114 dias para a caminhada e informa que já estão a partilhar histórias na sua página na rede social Facebook e no blogue ‘Walk for Change’.

O “desafio” de uma “grande ‘Caminhada de Mudança de Estilos de Vida’” inspira-se na Encíclica ‘Laudato Si’ do pontífice argentino.

“Não queremos que 2017 seja mais um ano. O mundo precisa de mais. A nossa casa comum precisa de mudanças nos estilos de vida, precisa de um processo de mudança”, analisa a FEC.

A organização ligada à Conferência Episcopal Portuguesa contextualiza que o documento papal sobre o Cuidado da Casa Comum vai fazer dois anos e atualmente prepara-se a implementação da Agenda 2030 mas continuam a “ouvir profundamente os gritos da terra e das pessoas”.

A ‘Caminhada pela Mudança’ integra o projeto ‘Juntos pela Mudança’, promovido pela FEC, e a Campanha Europeia ‘Change for the Planet, Care for the People’ é dinamizada pela CIDSE, uma aliança internacional de agências católicas de desenvolvimento.



Fonte: Agência Ecclesia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais