Notícias

Efeitos do coronavírus no meio ambiente: resíduos de máscaras e luvas

Compartilhe:     |  4 de junho de 2020

Os ambientalistas advertem ao risco do crescimento da contaminação pelos acessórios usados para a proteção contra o coronavírus

A pandemia de Covid-19 trouxe algumas consequências inesperadas no meio ambiente. No princípio estivemos fascinados com a quantidade de animais que começaram a ser vistos quando descobriram que não havia pessoas.

O céu se viu mais limpo, pois o ar estava menos poluído, porque não se usava os carros. Inclusive as águas pareciam estar melhor: em Veneza, voltaram a ser transparentes e até encontraram peixes e águas-vivas.

Mas agora começaram a notar os efeitos negativos que o coronavírus tem sobre o nosso planeta. E como na maioria dos casos, é responsabilidade absoluta do homem.

Um grupo ambientalista francês, Opération Mer Propre (Operação mar limpo), mostrou o que produz os resíduos do material sanitário nas costas da localidade turística Antibes.

Os ativistas percorreram o Mar Mediterrâneo e se surpreenderam com o que encontraram: 4 luvas de látex, 5 máscaras, 62 garrafas de plástico e latas de cerveja.

Joffrey Peltier, fundador do grupo ambientalista expressou sua preocupação: “Nós ficamos bastante surpresos quando começamos a ver luvas que estavam enterradas na areia. Uma máscara parecia com uma água-viva, a princípio não sabíamos exatamente o que era”, disse.

Divulgação

“Mais do que nunca teremos que tomar medidas contra todas essas incivilidades, da lata à máscara, pois quem joga sua lata também jogará sua máscara… Isso é apenas o começo e se nada mudar irá se transformar em um verdadeiro desastre ecológico e pode ser inclusive sanitário”, escreveu o grupo ambientalista na sua conta de Facebook.

Enquanto o parlamento francês analisa multar quem joga lixo, na Itália já foram tomadas medidas a respeito. A multa custa entre 25 e 500 euros e são aplicadas a quem joga máscaras ou luvas usadas em via pública.

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, explicou: “Nesses meses de emergência sanitárias do coronavírus nossos operadores ambientais denunciaram em várias ocasiões a coleta de luvas e máscaras usadas, jogadas no chão por pessoas mal-educadas”. Além do risco sanitário que implica, está também o dano ambiental.



Fonte: Anda - Vicktoria Rodrigues



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais