Notícias

Elefante morto encontrado com o estômago cheio de sacos plásticos e outros objetos

Compartilhe:     |  15 de julho de 2020

Mais um elefante morto. Mas desta vez a culpa não é dos caçadores. Sacos de plástico foram engolidos pelo pobre animal e o mataram. Aconteceu na Tailândia, no Parque Nacional Khao Khitchakut.

Que o lixo plástico é um sério problema global e uma ameaça à vida na Terra, isso todo mundo sabe. Vira e mexe aparece uma tartaruga sufocada e tantas outras criaturas marinhas mortas por esse material. O plástico com todas as probabilidades também está matando os homens pois, ele está na água que bebemos e no ar que respiramos mas as consequências desta ingestão é ainda desconhecida.

Estamos na Tailândia, onde nos últimos dias um elefante de 20 anos e pesando cerca de 3,5 toneladas foi encontrado morto no Parque Nacional Khao Khitchakut, na parte central do país. A autópsia revelou que a causa da morte é atribuível a uma série de sacolas plásticas e outros objetos ingeridos pelo paquiderme, morto por um bloqueio intestinal e uma infecção.

“Quantos animais selvagens têm que morrer?” Varawut Silpa-archa, Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente, escreveu no Facebook.

O elefante provavelmente engoliu inconscientemente o lixo de plástico deixado pelos visitantes na reserva natural protegida.

“As pessoas ainda estão surdas à nossa campanha”, disse o ministro. “Perdemos outros animais por causa do plástico, com o último caso do pobre elefante”.

O ministro convidou os habitantes locais a “nos ajudar, não deixando resíduos plásticos dentro do parque”.

Como informa o Sustainability Times, até recentemente, quase 70 milhões de cidadãos tailandeses produziam 3,75 bilhões de sacolas plásticas por mês, à medida que as sacolas eram distribuídas livremente nas lojas. A campanha “Todos os dias diga não às sacolas plásticas“, lançada em janeiro passado, proibiu as sacolas e levou a alguns resultados positivos, mas o país do Sudeste Asiático ainda é um dos principais produtores de resíduos plásticos do mundo.

A maioria deles acaba no mar.

A Tailândia foi a sexta maior fonte mundial de lixo plástico nos oceanos no ano passado. Na última década, o país gerou uma média de 2 milhões de toneladas de resíduos plásticos a cada ano.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais