Notícias

Elon Musk abre as patentes da Tesla para combater poluição e aquecimento global

Compartilhe:     |  11 de fevereiro de 2019

Elon Musk, sempre ele, visionário, empreendedor e filantropo – fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity – acaba de nos surpreender de novo com sua visão ecológica das coisas.

Musk anunciou que irá liberar as patentes da Tesla Motors, a empresa fabricante de carros elétricos, dizendo não “irá processar nenhuma outra empresa que, em boa fé, queira usar sua tecnologia”.

De fato, de Isaac Asimov – escritor e bioquímico russo-americano, um dos mestres da Ficção Científica – Musk tirou a seguinte lição ainda quando menino:

Você deve tentar tomar o conjunto de ações que provavelmente prolongarão a civilização, minimizarão a probabilidade de uma idade das trevas e reduzirão o tamanho de uma era das trevas se houver uma.”

Para salvar a Terra e a espécie humana, Elon Musk vem desenvolvendo vários projetos seus e apoiando financeiramente tantos outros. A decisão de liberar as patentes da Tesla tem a ver com a luta contra o aquecimento global e a poluição atmosférica, duas das principais ameaças para a saúde, segundo a OMS.

Como sabemos, a emissão de gases de efeito estufa, entre estes o CO2 dos veículos movidos a combustíveis fosseis, é um dos causadores do aquecimento global. Sem falar nos danos causados à vida, por causa da poluição que estes meios de transportes causam ao emitirem tais gases na atmosfera.

Nas palavras de Musk:

“A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento de transportes sustentáveis. “Se abrirmos o caminho para a criação de veículos elétricos, mas depois criamos armadilhas de propriedade intelectual para inibir outras empresas, estaremos agindo no sentido contrário de nosso objetivo”.

Será que a Tesla perderia em termos de competição entre as fabricantes de veículos automotivos elétricos? Para Musk,

“diante de uma produção anual de centenas de milhões de carros poluentes no mundo, é impossível para a Tesla sozinha combater a crise da emissão de carbono. A liberação das patentes será boa para o planeta e para a valorização da próprio empresa, afirmou”.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais