Notícias

Em contato com o ar, água de coco pode ficar rosada, revela engenheiro de alimentos

Compartilhe:     |  20 de maio de 2018

Anilton Santos Silva, de Tapiramutá, Bahia, tem uma pequena fábrica de envasar água de coco. Ele está preocupado porque o produto está ficando rosado. O Globo Rural esteve no Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa do Ceará para entender qual seria a causa do fenômeno.

O pesquisador Fernando Abreu, engenheiro de alimentos, estuda há anos a conservação da água de coco. Ele diz que a fruta em seu processo de maturação vai produzindo componentes que quando estão dentro do fruto não sofrem oxidação, porque não entra oxigênio. “A partir do momento que eu abro o coco, eu começo a incorporar oxigênio, então começa todo o problema”, explica Abreu.

É fácil de perceber isso já quando se abre um coco. A parte branca da casca logo vai ficando manchada e vai escurecendo, igual a casca de uma banana, maça, por exemplo.

Com a água de coco acontece a mesma a coisa, quando ela entra em contato com o ar começa todo o processo de oxidação. Às vezes ela pode ficar amarronzada, mas o comum é ficar rosada.

Ao contrário do que pode parecer, a água rosada não fica imprópria para o consumo “Ela fica com o mesmo sabor, só a cor que muda e existem empresas no mundo que um dos critérios dela é que a água de coco rosada é melhor porque não tem nenhum aditivo, nenhum conservante”, afirma.

Para evitar isso a primeira dica é não oxigenar a água. Não deixe a água de coco formar cascata, cair formando bolhas. O recomendado é deixar o líquido escoar suavemente pelas bordas da vasilhas e filtrar.

Além destes cuidados, Fernando Abreu recomenda também um aditivo antioxidante natural. “O ácido ascórbico, que é vitamina C, apresentado em uma forma granulada, semelhante a um açúcar. Isso é vendido no mercado convencional de aditivos para alimentos, sorvetes e sucos de frutas. Para cada 10 litros, dissolve 1,5 a 2 gramas de vitamina C. É altamente solúvel”, orienta.

CONSULTE NORMAS E PADRÕES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PARA A PRODUÇÃO DE ÁGUA DE COCO



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais