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Em um ano, venda de leites vegetais aumenta em 9% e a de leite de vaca reduz em 6%

Compartilhe:     |  4 de agosto de 2018

Dados obtidos pela agência Nielson, encomendados pela Associação de Alimentos Baseados em Plantas (PBFA), observaram um crescimento na busca por leites de origem vegetal entre os norte-americanos. Em apenas um ano, as vendas de leite vegano subiram 9% – enquanto as vendas de leite de vaca diminuíram em 6% no mesmo período.

Os resultados comprovam que há um crescente interesse do consumidor em alternativas veganas aos alimentos tradicionais. De acordo com o mesmo relatório, as vendas de leite vegano – que estão em torno de R$ 6 bilhões – agora representam cerca de 13% de todas as vendas totais de leite por volume de dólares nos EUA.

A queda nas vendas de leite de vaca já era prevista por pesquisadores de mercado. E a tendência é que esse declínio se intensifique cada vez mais, sendo que alguns analistas esperam que as vendas caiam 11% até 2020. Os produtores de leite de vaca têm sentido os impactos da produção vegana, tanto é que o uso da palavra “leite” em alimentos de origem vegetal tem sido questionado por diversos fazendeiros e empresas da área de laticínios.

O que realmente preocupa os produtores de laticínios é que não são apenas os veganos que compram leite à base de vegetais: dados de pesquisas de mercado mostram que um em cada cinco (19%) americanos afirma estar consumindo menos produtos lácteos por motivos de saúde.

“As alternativas de carne e laticínios à base de vegetais não são apenas para vegetarianos ou vegans; agora até os principais consumidores estão desfrutando dessas opções deliciosas e inovadoras no mercado hoje”, afirma Michele Simon, diretora executiva da PBFA, em entrevista ao portal britânico Plant Based News. E Megan Hambleton, Analista de Bebidas da Mintel, acrescenta: “O posicionamento saudável e as mensagens alavancadas por marcas não lácteas causaram uma impressão nos consumidores que compram leite lácteo e não lácteo”.

A busca por novas alternativas saudáveis se espelha em números. Um relatório de 2017 da Mintel mostrou que as vendas globais no setor de laticínios dos EUA caíram cerca de 15% entre 2012 e 2017 – para R$ 60 bilhões. Nesse mesmo período de tempo, o setor de leite de origem vegetal experimentou um crescimento impressionante, aumentando em 61%.



Fonte: Anda



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