Notícias

Embraer recebe encomenda de 200 unidades de “carro” elétrico voador

Compartilhe:     |  6 de junho de 2021

Eve, empresa de mobilidade aérea urbana criada pela Embraer, e a americana Halo, de operações de táxi aéreo, anunciaram o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

E pensar que os carros voadores do desenho animado The Jetsons, da década de 1960, pareciam uma realidade para um futuro (muito) distante. A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa independente criada pela Embraer, e a Halo, empresa líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e no Reino Unido.

De acordo com um comunicado da Embraer à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o acordo inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve, com entregas previstas para 2026. Pelo tamanho compacto, a decolagem vertical e autonomia de energia para mobilidade dentro do perímetro das cidades, esses modelos têm recebido o nome popular de “carros” elétricos.

“Essa encomenda representa uma das maiores na indústria de mobilidade aérea urbana e posiciona a Halo como parceira de lançamento da Eve, tanto no mercado dos EUA como no do Reino Unido”, disse a Embraer.

As aeronaves são resultado do EmbraerX, braço de tecnologia e inovação da montadora de aviões que foca em soluções para o tráfego urbano. A Eve, responsável por desenvolver os veículos, é uma empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de UAM no mundo.

Além dos “carros” elétricos, a Eve e a Halo fecharam parceria para desenvolver o sistema de gestão de tráfego aéreo urbano da Eve, serviços e operações de frotas. Com a união de forças, as empresas esperam “aumentar a acessibilidade e viabilidade financeira, à medida que trabalham para escalar com segurança as operações de UAM no mundo”.

Confira o modelo:



Fonte: Um Só Planeta



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais