Notícias

Embrapa cede componentes para fabricação de álcool gel pela Universidade Federal de Sergipe

Compartilhe:     |  6 de abril de 2020

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) vem cooperando, desde o início da crise do coronavírus, com diversas instituições para o enfretamento da pandemia. A Unidade da Embrapa iniciou na sexta, 27 de março, a cessão de lotes de água filtrada por osmose reversa para produção de álcool em gel pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O Setor de Gestão de Laboratórios da Unidade da Embrapa realiza o processo e entrega os lotes de água filtrada ao Departamento de Farmácia da UFS. Na sexta (27) foram doados 70 litros, e na quinta, 2 de abril, foram mais 130 litros. Como a composição do álcool em gel consiste de 30% de água, a quantidade doada até o momento deverá render mais 600 litros do produto final.

Todo o álcool em gel produzido pela UFS está sendo doado às Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública de Sergipe para higienização de agentes públicos que seguem atuando nos serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisadora Tânia Medeiros, supervisora de Laboratórios da Embrapa Tabuleiros Costeiros, informou que as equipes do setor estão atuando em regime de revezamento em atividades consideradas essenciais, e destacou a importância da cooperação institucional para que atividades essenciais não sejam interrompidas ou prejudicadas nesse momento de emergência global em saúde.

Osmose reversa

Osmose é o nome do movimento da água entre os meios, com concentrações diferentes de solutos, que são separados por uma membrana semipermeável, em que a membrana permite a passagem de solvente, mas não de soluto. As membranas utilizadas para Osmose Reversa têm uma camada de barreira densa, feita de polímeros, que atingem elevada estabilidade estrutural e química.

O funcionamento do sistema se dá por meio da pressão realizada por uma bomba, que pressuriza e faz a água passar através da membrana. Sob uma pressão superior à exercida pela pressão osmótica dos sólidos dissolvidos no líquido a ser filtrado, a água passa através da membrana, isolando as impurezas (sais e outros microcomponentes), e o resultado final será água pura.



Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais