Notícias

Emergência climática ‘ressuscita’ planta extinta há 60 milhões de anos

Compartilhe:     |  11 de novembro de 2020

Há cerca de 60 milhões de anos, a planta chamada cientificamente de Cycas Revoluta, e conhecida no Brasil como Sagu-de-Jardim era abundante na ilha onde hoje fica o Reino Unido.

© Kauê Vieira

Nativa da região do Japão, essa é uma planta que cresce em regiões de clima temperado e subtropicais – e, com o passar de tais milhões de anos, a temperatura mais baixa no Reino Unido acabou por extinguir a espécie de sua flora natural. Os efeitos das mudanças climáticas, no entanto, são tão intensos e loucos para o planeta que o aquecimento fez com que o Sagu-de-Jardim voltasse a crescer no país.

© Kauê Vieira

Desde 2012 que botânicos britânicos já haviam reproduzido o macho da planta, mas somente no ano passado que um Sago fêmea enfim floresceu ao ar livre no país. Com isso, tornou-se possível que a reprodução da planta aconteça naturalmente pela primeira vez em literalmente milhões de anos.

O surgimento da planta aconteceu na Ilha de Wight, região do Reino Unido ainda mais quente que o resto do país, ideal para o desenvolvimento desse tipo de planta e de outras advindas de períodos pré-históricos. O florescer da Cycas, portanto, é diretamente influenciado pelas ondas de calor que vem tomando a Europa nos últimos anos, e diversas outras espécies favorecidas pelo aquecimento vem ressurgindo nesse e em outros países costumeiramente frios.

© Kauê Vieira

A “Cycas” fêmea

“Há 15, 20 anos nós começamos a cultivar Cycas – começou como um experimento, algo que normalmente não aconteceria”, disse Chris Kidd, botânico do Jardim Botânico Ventnor, na Ilha de Wight. “Passados 15 anos, um exemplar macho produziu um cone, e esse ano temos um macho e uma fêmea produzindo cones”.

As mudanças estabelecidas pelo clima são muito profundas. Estamos vendo nascer plantas que normalmente não cresceriam ao ar livre, e Cycas produzindo cones, o que é extraordinário”. Vale lembrar que, se nesse caso as mudanças climáticas trouxeram uma planta extinta de volta à vida na região, em muitos outros tal quadro significa a destruição.

© Kauê Vieira

© Getty Images

 

© Kauê Vieira© Kauê Vieira



Fonte: MSN - Folhapress - Hypenesse



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais