Notícias

Empaer orienta na produção e colheita de algodão no Vale do Paraíba

Compartilhe:     |  29 de agosto de 2019

Agricultores familiares do assentamento Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Itabaiana, e do assentamento Mendonça dos Moreira, em Mogeiro, no Vale do Paraíba, integrantes do Projeto Algodão Paraíba, recebem orientação da Empaer na produção, tratos culturais e colheitas de algodão em face do período atípico de chuvas na região.

Na segunda-feira, foram solicitados os técnicos José Joacyr dos Santos e Antonio Bacalhao que estiveram em visita aos agricultores, para orientação quanto ao estágio do plantio e, sobretudo de colheita que será ser prejudicada devido às chuvas que vêm ocorrendo na região. Ambos estavam acompanhados dos extensionistas locais João Luiz Braga e Elisângela Lauro, acompanhando as orientações repassadas para os cotonicultores.

No assentamento de Nossa Senhora Aparecida são oito agricultores que cultivam algodão convencional branco em oito hectares, e no assentamento de Mendonça dos Moreiras são sete produtores trabalhando com essa cultura.

Também em Mogeiro, os técnicos visitaram a Comunidade Paraíso, onde oito famílias trabalham com o plantio de algodão, igualmente na mesma situação.

Em nenhuma das áreas, foram constatadas as presenças de pragas prejudiciais ao algodão, entretanto a recomendação foi para se ter cautela quanto ao período de colheita a qual pode ser prejudicada devido às chuvas que ocorrem na região, podendo prejudicar a fibra do produto.

Amendoim – Também durante a visita, os técnicos orientaram aos agricultores quanto à produção de amendoim, que na região se constitui num das principais atividades. No município, o amendoim é cultivado em mais de trezentos hectares com mais de 100 agricultores, constituindo-se assim, uma das principais atividades agrícolas.

Os técnicos recomendaram aos agricultores a utilização da nova variedade BRI da Embrapa, a qual possibilita a produção de amendoim melhor numa produtividade. O município de Mogeiro tem a maior potencialidade para o cultivo da cultura do amendoim na região e a Empaer está, a cada ano, estimulando seu cultivo pelos agricultores familiares.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais