Notícias

Empresa aposta em tampas de reúso semelhantes a peças de Lego

Compartilhe:     |  2 de Maio de 2015

Cerca de 300 bilhões de tampas de garrafa são jogadas no lixo todos os anos. Ao pensar nisso, um grupo de profissionais com foco no ramo de embalagens plásticas decidiu criar as Clever Caps, tampinhas que, depois de serem utilizadas, podem ser reaproveitadas como se fossem blocos de montar – que também se encaixam com blocos de Lego e de outras marcas.

O projeto, que tem como co-inventores os empreendedores brasileiros Henry Suzuki e Cláudio Vollers, teve início em 2007. No ano seguinte nasceu a empresa Clever Pack, onde as ideias do grupo são materializadas em protótipos os quais são ajustados e testados por meio de moldes piloto.

“O primeiro produto comercial tampado com Clever Caps a chegar às gôndolas será uma água mineral de São Paulo. O lançamento será realizado ainda em pequena escala, pois utilizamos o molde piloto (de apenas uma cavidade) para a produção das tampas”, adianta Suzuki ao EcoD.

O projeto chegou a semifinal do prêmio Designs of the Year, do London Design Museum

Além da possibilidade de reutilização das tampas, Suzuki destaca entre as vantagens das Clever Caps as ‘orelinhas’ em torno da tampa, ideais para quem tem dificuldades em abrir as tampinhas convencionais. A inovação também conta com lacre. “A Clever Pack tem como objetivo principal desenvolver embalagens mais sustentáveis e com uma melhor usabilidade. Adaptamos soluções às embalagens e criamos de acordo com a necessidade das empresas”, destaca o site do projeto.

Campanha
Com o objetivo de acelerar a produção em escala das tampas reutilizáveis foi lançada uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) no site Indiegogo. Os empreendedores pretendem arrecadar US$ 100 mil. Até o presente momento foram angariados US$ 1.305. Quem contribuir pode receber o produto em casa, além de poder doar algumas unidades para instituições de caridade.

O projeto já chegou a semifinal do prêmio Designs of the Year, do London Design Museum e conquistou outras premiações na área de embalagem e sustentabilidade, como o Brazil Design Awards e o Prêmio Abre.

O vídeo abaixo demonstra o projeto:



Fonte: EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais