Notícias

Energia eólica se destaca na geração de energia, nos primeiros 45 dias de 2021

Compartilhe:     |  22 de fevereiro de 2021

Nos 45 dias primeiros dias do ano foram autorizados para operação 15 novas usinas, sendo elas parques de energia eólica, PCHs e usinas térmicas

De acordo com a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, nos primeiros 45 dias de 2021, foram autorizadas 15 novas usinas para operação comercial, que alcançaram 191 MW de potência instalada. Dentre as novas usinas, que foram concedidas a operarem, 9 são parques de energia eólica, 3 PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas e 3 usinas térmicas.

Capacidade de geração de energia:

As fontes de energia eólica produziram 155,20 MW, seguidos das PCHs com 27,60 e 8,61 das usinas térmicas.

De acordo com a Aneel, o país deve alcançar um total de 4.977 MW de capacidade instalada ainda neste ano. A maioria será provida dos recursos de energia eólica, estima-se que chegue a 1.738 MW, seguido por recursos de energia térmica de 1.693 MW, recursos de energia solar de 1.101 MW, energia de biomassa de 395 MW e a fonte hídrica somente 48,88 MW.

Voltalia inicia a construção da usina de energia eólica na Bahia que poderá gerar 1,5 mil vagas de emprego

A Voltalia Energia do Brasil iniciou a construção de uma usina de energia eólica no município de Canudos na Bahia e a previsão é que sejam gerados até 50 empregos diretos na operação e 1,5 mil vagas de emprego indiretos durante a construção da usina de energia eólica, que terá capacidade instalada de 99 Megawatts (MW) com grande potencial para expansão.

A nova usina na Bahia mostra a capacidade da Voltalia de replicar um modelo de negócios de sucesso que fez do cluster de 2,4 gigawatts da Serra Branca o maior cluster eólico e solar do mundo. Esta estratégia consiste em desenvolver um grande e competitivo conjunto de projetos no mesmo local, com o objetivo de reter alguns projetos e vender outros, sendo que todos os projetos beneficiam de economias de escala. O potencial total estimado para Canudos é de 1 gigawatt.



Fonte: Click petróleo e Gás



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais