Notícias

Energia solar fotovotaica para eletrificar qualquer edificação

Compartilhe:     |  8 de maio de 2021

A energia solar fotovoltaica é obtida através da captura direta da luz solar convertendo-a em eletricidade capaz de atender as necessidades das edificações de qualquer área residencial, comercial ou industrial.

Com a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica os imóveis produzirão sua própria eletricidade usando painéis solares conjugado a um sistema de armazenamento de bateria. A energia elétrica gerada poderá ser usada no próprio ponto de instalação ou, se interligada à rede elétrica comercial de distribuição, a energia gerada poderá ser convertida em crédito para utilização em outras localidades.

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa viável para complementar a geração de eletricidade para qualquer uso. Pode ser instalada em áreas rurais e urbanas, produzindo eletricidade limpa e renovável a partir da luz do sol.

Em alguns países as novas construções de imóveis já são obrigadas a instalarem sistemas para geração de energia elétrica limpa e renovável.

Ao planejar a instalação dos painéis solares, a primeira providência é determinar a quantidade de energia necessária para atender as necessidades do imóvel, seja residencial, comercial ou industrial. Isso pode incluir várias observações e ajustes, incluindo a substituição lâmpadas antigas por lâmpadas LED e a preferência pelo uso de eletrodomésticos, aquecedores e ares condicionados  mais eficientes.

Os painéis solares geram energia usando a incidência direta da  luz solar. Desse modo a quantidade de eletricidade gerada vai depender da luz solar que irá atingir os painéis e do número de painéis solares. Portanto, no dimensionamento do sistema, o número de painéis deve ser bem calculado para evitar o excesso aumentando os custos e por outro lado, se for reduzindo o número dos painéis, a energia gerada pode não ser suficiente para satisfazer as necessidades da edificação.

Para comparação com diferentes configurações o projeto para instalação dos painéis solares deve conter informações sobre a capacidade máxima de geração do sistema; uma estimativa de quantos quilowatts o sistema irá produzir mensalmente; o custo total da instalação, incluindo todos os custos de equipamentos e serviços, e uma estimativa de o custo por watt.

Para auxiliar na formatação do projeto do sistema de painéis solar fotovoltaico é aconselhável consultar um profissional especializado em eletricidade.

Quatro peças se destacam no conjunto do sistema de geração de energia solar fotovoltaica: Painéis solares que são dimensionados de acordo com a energia necessária, fazem a captação da luz do sol e sua conversão em energia elétrica; Baterias que armazenam a energia elétrica, uma vez que a luz solar não está disponível as 24 horas do dia; Inversores que são considerados o cérebro do sistema. Sua importante função é passar a corrente contínua produzidas pelos painéis solares fotovoltaicos para a corrente alternada adequada para alimentar os diferentes equipamentos e dispositivos domésticos. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica ou então para as baterias de armazenamento; Controladores de carga que funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.

A instalação de painéis solares para produção de energia elétrica não é complicada. Para a sua perfeita efetivação, o processo requer a observação da legislação do país, estado ou município onde a instalação solar será realizada.

Com o crescimento do uso da energia solar, surgiram diversas opções de planos de financiamento para os projetos de instalações dos painéis solares. Neste caso deve-se pesquisar a existência das várias opções existentes no mercado para ajudar a distribuir o custo ao longo de vários anos.

O sol é a fonte de energia que mostra o crescimento mais dinâmico em todo o mundo. Além disso, a tendência não pode deixar de se expandir. Portanto, entre neste mundo e compreenda o quanto for possível é e será crucial para quem quiser atender às suas necessidades com energia solar e, assim, deixar a lista daqueles que continuam a atrair eletricidade gerada a partir de fontes fósseis, com o consequente impacto no planeta.



Fonte: Desenvolvimento Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais