Notícias

Entenda a diferença entre maquiagem vegana, natural e orgânica

Compartilhe:     |  9 de outubro de 2020

Os cosméticos veganos vieram com tudo para transformar a forma como a indústria fabrica os produtos e a experiência do consumidor. Um exemplo disso é a maquiagem vegana que tem sido muito procurada atualmente.

A maquiagem vegana não faz testes em animais, e sua proposta é não utilizar ingredientes de origem animal na composição, como mel, leite, cera de abelha, colágeno e carmim.

Segundo a dermatologista Mariana Corrêa, muitas marcas de maquiagens veganas apostam em ativos que são benéficos para a saúde da pele, como ácido hialurônico vegetal, vitamina A e E natural, manteiga de cupuaçu, entre outros.

No entanto, o fato de uma maquiagem ser vegana não significa que ela usa somente os ingredientes citados. Durante o processo de formulação, a marca pode usar ativos sintéticos na composição. Dessa forma, é importante se atentar ao rótulo.

Benefícios da maquiagem vegana

Optar por maquiagens veganas ao invés de maquiagens convencionais pode trazer benefícios tanto para você como para o meio ambiente. A dermatologista citou alguns dos principais benefícios da maquiagem vegana:

Diferença entre maquiagem vegana, natural e orgânica

Um produto vegano não significa que é natural e orgânico. Como falamos anteriormente, há diferenças entre eles.

maquiagem vegana é aquela que não faz testes em animais em nenhuma das etapas de produção. “Além de não conter ingredientes derivados de animais, como a cera da abelha, leite, gordura bovina, carmim e lanolina”, esclarece a especialista Mariana Corrêa.

Para que uma maquiagem seja considerada natural, é necessário que 95% de sua formulação seja feita com ingredientes naturais e 5% orgânicos, ou seja, sem metais pesados e agrotóxicos.

Já no caso da maquiagem orgânica, sua composição precisa ter no mínimo 95% de matéria-prima orgânica. “Isso significa que a maquiagem é livre de toxinas e agrotóxicos”, completa a dermatologista.



Fonte: Minha Vida - Raisa Cavalcante



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais