Notícias

Entenda a diferença entre os alimentos naturais e os industrializados

Compartilhe:     |  21 de dezembro de 2014

Uma alimentação balanceada é a chave para uma boa saúde. No dia a dia, às vezes o consumo de alimentos não é o ideal para suprir as necessidades que o organismo precisa, como carboidrato, proteínas, vitaminas e sais minerais, que vem através de alimentos naturais e industrializados. O primeiro ponto que requer atenção é saber exatamente o que são alimentos naturais e industrializados, já que os dois tipos apresentam características distintas.

Dessa forma, os alimentos naturais são aqueles retirados diretamente da natureza. Também chamado de alimentos in natura, englobam as verduras, as frutas, os legumes, as carnes, os peixes e as aves. Estes alimentos são os que possuem um maior nível de nutrientes.

Ainda dentro do grupo dos alimentos naturais estão os orgânicos, que são produzidos sem a utilização de agrotóxico ou fertilizante químico – que muitas vezes podem causar doenças. Além disso, os alimentos orgânicos são feitos sempre com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente.

Já os alimentos industrializados são os que sofrem algum tipo de transformação nas indústrias, sendo que há vários níveis de processamento. O leite, por exemplo, passa apenas pelo processo de pasteurização. Outros alimentos, como o arroz, feijão e farinha de mandioca passam somente pelo processo de trituração e de separação de resíduos, retirando a sujeira dos alimentos para comercialização.

Porém com o avanço da tecnologia e a rotina agitada das pessoas, cada vez mais cresce a oferta e consumo de alimentos prontos. A variedade é grande, biscoitos recheados, salsicha, enlatados, misturas de bolo, refrigerantes e temperos instantâneos. Estes alimentos são fabricados com adição de substâncias à base de conservantes, corantes, estabilizantes e demais substâncias que dão aroma e sabor aos alimentos, para torná-los mais duradouros.

Entretanto, por conterem essa alta adição de substâncias, os alimentos industrializados são mais prejudiciais ao organismo e podem causar desde alergias até problemas cardiovasculares. Além disso, na fase de processamento dos alimentos passam nas indústrias, vários nutrientes são perdidos.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais