Notícias

Entenda o que é o açúcar de coco e se ele é mesmo uma opção mais saudável

Compartilhe:     |  16 de outubro de 2018

açúcar de coco é um açúcar natural feito a partir da seiva do coqueiro, a árvore do coco. Muitas vezes, ele é confundido com o açúcar de palma, que é semelhante, mas feito de um tipo diferente de palmeira. Ultimamente, o açúcar de coco vem ganhando espaço na alimentação de quem busca alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado, considerado nocivo para a saúde, como você pode conferir na matéria: “Açúcar: o mais novo vilão da saúde“.

açúcar de coco é rico em nutrientes e tem um menor índice glicêmico, em comparação ao açúcar refinado.

Como é feito o açúcar de coco

açúcar de coco é feito a partir de um processo natural que envolve duas etapas:
  1. É feito um corte no coqueiro para colher sua seiva;
  2. A seiva é colocada sob o calor até que a maior parte da água tenha evaporado.

O produto final é marrom e granulado. Sua cor é semelhante à do açúcar bruto, mas o tamanho dos grãos é menor e mais variável.

Nutrientes

açúcar refinado comum não contém qualquer nutriente que possa ser aproveitado pelo organismo, fornecendo, portanto, calorias vazias.

Em contrapartida, o açúcar de coco é muito benéfico nesse sentido, pois retém parte dos nutrientes presentes no coqueiro.

Os mais notáveis são os minerais ferro, zinco, cálcio e potássio, além de alguns ácidos graxos, como polifenóis e antioxidantes. O açúcar de cocotambém contém uma fibra chamada inulina, que ajuda a retardar a absorção da glicose, o que confere ao açúcar de coco um índice glicêmico menor do que o encontrado no açúcar refinado comum (confira aqui estudo a respeito).

A questão da frutose

açúcar refinado não é saudável porque causa um aumento significativo nos níveis de açúcar no sangue. Além de ser pobre em nutrientes e praticamente não ter vitaminas ou minerais. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Outra razão possível para a nocividade do açúcar refinado é o seu alto teor de frutose.

Embora nem todos os cientistas estejam convencidos de que a frutose seja um problema sério para pessoas saudáveis, a maioria concorda que, em excesso, a frutose pode causar a síndrome metabólica – conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes – em indivíduos obesos (confira aqui estudos a respeito: 12).

açúcar refinado comum é formado por 50% de frutose e 50% de glicose, enquanto o xarope de milho compõe aproximadamente 55% de frutose e 45% de glicose. Apesar do açúcar de coco ter sido considerado livre de frutose, ele é composto por 80% de sacarose, cuja composição é de 50% de frutose. Por essa razão, o açúcar de coco fornece quase a mesma quantidade de frutose que o açúcar comum.

Dessa forma, apesar do açúcar de coco ter um perfil nutricional ligeiramente melhor do que o açúcar refinado comum, seus efeitos na saúde devem ser bastante semelhantes.

Por isso, use o açúcar de coco com moderação, da mesma forma que seria com o açúcar refinado.


Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais