Notícias

Entenda por que você deve começar a reciclar o plástico agora

Compartilhe:     |  11 de fevereiro de 2021

Adotar ações que facilitem a coleta é o primeiro passo para o sucesso da reciclagem

Quando você descarta um copo plástico, você o coloca nos recicláveis ou no lixo orgânico, junto com cascas e restos de alimentos? Essa atitude pode até parecer óbvia, mas muita gente ainda não separa o seu resíduo corretamente para a reciclagem.

No entanto, sabemos que o sistema atual, baseado no uso e descarte dos plásticos, traz inúmeras desvantagens – tanto ambientais, como sociais e econômicas.

De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Isso sem contar que apesar das quase 80 milhões de toneladas de lixo geradas anualmente, apenas 4% vão para a reciclagem.

Devemos ter em mente que quando contribuímos para que o nosso resíduo seja transformado em algo novo, estamos ajudando o meio ambiente, evitando que materiais e recursos naturais não sejam desperdiçados, além de também colaborar, indiretamente, para a economia de energia elétrica.

Como mudar esta realidade?

Tomar iniciativas que ajudem a elevar os índices da reciclagem, está ao nosso alcance. Para que o plástico usado no dia a dia tenha um aproveitamento maior, o primeiro passo é adotar práticas que facilitem e tornem a coleta mais organizada.

É assim que funciona o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. Criado em 2018, a iniciativa tem como objetivo dar um destino correto aos copos plásticos usados nos ambientes corporativos ou em eventos. Ao aderir ao programa, a empresa receberá um coletor que facilitará o acondicionamento dos copos, detalhe que fará toda a diferença na coleta e reciclagem do material. Os plásticos são classificados através de números, e a coleta por tipos específicos de plástico facilita a inserção deste material na reciclagem.

O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis é uma iniciativa da  Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental, e conta com o apoio das empresas CopobrasAltacoppoUnigel e Innova. As empresas que tiverem interesse em aderir a esta ação, podem entrar em contato com a Dinâmica Ambiental para mais informações.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais