Notícias

Entenda sintomas e possíveis causas para alergia ao leite em criança

Compartilhe:     |  26 de setembro de 2020

Meu filho de 3 anos é alérgico à proteína do leite de vaca. Isso pode ter a ver com algo errado
que fiz durante a gestação ou por ter parado de amamentar quando ele tinha só 2 meses?

FERNANDA BOURDOKAN, VIA INSTAGRAM

Antes de mais nada: não se culpe. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ocorre quando o sistema imune da criança reage a ela. Geralmente, surge no primeiro ano de vida e, muitas vezes, se manifesta com a presença de sangue e/ou muco nas fezes, diarreia, otites de repetição, assaduras e/ou outros sintomas que devem ser avaliados pelo médico.

É difícil afirmar se existe algo que os pais podem fazer na gestação ou após o nascimento para prevenir o problema. Sabemos que os casos de alergias alimentares vêm aumentando em todo o mundo e têm sido tema de inúmeros congressos na área.

Cada vez mais, a ciência vem mostrando que, além de fatores genéticos, o estilo de vida pode contribuir para esse crescimento. Nas últimas décadas, houve uma mudança nos hábitos alimentares, em que a “comida de verdade” foi trocada, muitas vezes, por produtos ultraprocessados. Tomamos menos sol e estamos carentes de vitamina D. Além disso, vivemos mais expostos à poluição e contaminantes ambientais. Sem contar que, desde cedo, os pais colocam os bebês numa “redoma esterilizada”.

Tudo isso, de alguma forma, tem alterado o perfil dos micro-organismos que habitam nosso corpo – o famoso microbioma – favorecendo o desenvolvimento de inúmeras doenças, entre elas as alergias. Não é possível concluir o que pode ter sido determinan- te no caso do seu filho. Minha dica é: tenha um estilo de vida familiar equilibrado.

CF-ANDREIA-FRIQUES-NUTRICIONISTA (Foto: Divulgação)

ANDREIA FRIQUES É NUTRICIONISTA MATERNO-INFANTIL, MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL (ABRANMI) E MÃE DE MIGUEL, 11, E DAVI, 7. É AUTORA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL. MANDE SUA DÚVIDA PARA [email protected] OU PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS



Fonte: Revista Crescer - ANDREIA FRIQUES



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais