Dicas de Praia

Entre o rio e o mar

Compartilhe:     |  17 de maio de 2014

Águas cristalinas da Guarda do Embaú atraem turistas de todo país

A Guarda do Embaú é uma vila de pescadores que fica entre o rio e o mar, há 50 quilômetros de Florianópolis. Os moradores contam que a Guarda do Embaú tem esse nome porque na época dos piratas os jesuítas, colocaram objetos de ouro e prata em vários baús e esconderam no local.

Para chegar à praia principal, um percurso diferente, é preciso atravessar um rio. O trecho pequeno e por isso muita gente vai a nado ou de stand up padle. Mas a maioria prefere os barquinhos com os pescadores.

A praia de areia fina e água cristalina atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O rio com água quente e calma é o local preferido das crianças. Também é possível se aventurar em meio às trilhas.

A Guarda do Embaú faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Uma unidade de preservação formada por Mata Atlântica e cortada por vários rios, entre eles o Rio da Madre. O passeio de canoa é um dos mais procurados pelos turistas. Os próprios visitantes são os remadores. Todos precisam ter preparo físico e ritmo nas braçadas.

O passeio dura quase duas horas e ao longo do caminho várias espécies de aves como garças e as chamadas freirinhas, que costumam ficar apenas em locais que tem água por perto.

Antes de voltar, navega-se por uns 300 metros dentro do manguezal. Um berçário não só de peixes, mas também de aves como uma cegonha. Depois é hora de subir a montanha e conhecer as dunas. No topo, a 15 metros de altura, avista-se o mar.

A vila tem mais de 20 opções de hospedagem e o comércio fica aberto até às 22. Nas dezenas de lojinhas de roupas e artesanatos, é impossível não encontrar uma maneira de levar um pedacinho da Guarda do Embaú na bagagem.

Fonte: Jornal Hoje – Thaís Andrioli
19.04.2014



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais