Notícias

Envolvimento com questões ambientais também é marco importante na carreira de Gisele Bündchen

Compartilhe:     |  13 de junho de 2015

Ela é mais que top, mais que super: é über, ou seja, a modelo de maior sucesso, a mais requisitada e também a mais bem paga. Sim, ela é a brasileira Gisele Bündchen, que voltou a chamar a atenção do mundo, em abril, quando anunciou o fim de sua presença nas passarelas mundiais.

Carismática e reconhecida por sua simplicidade – um traço raro no disputado e glamouroso mundo da moda –, Gisele também se destaca mundialmente, há tempos, por seu engajamento com as questões ambientais, além de se mostrar sempre conectada às suas raízes e à família.

Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desde 2009, ela já participou de diferentes campanhas em defesa do verde, da água e da biodiversidade. Neste “Dia Mundial do Meio Ambiente”, a Ecológico registra os planos de Gisele para esse novo momento de sua vida e resgata alguns de seus pensamentos sobre a conservação do planeta! Confira:

Celebração
“Eu não estou parando, estou simplesmente esvaziando um pouquinho o meu copo e criando espaço para a vida me mostrar outras oportunidades. Depois que me tornei mãe, as minhas prioridades mudaram. Esse é simplesmente o começo de um novo ciclo.”

Brasil
“Eu amo o meu Brasil. Agora, vou voltar mais a passeio, mas tenho outros contratos e vocês ainda vão me ver muito por aqui. Tem tanta coisa que ainda quero viver e criar…”

Apelidos
“As pessoas davam risada de mim. Aos 13, 14 anos me chamavam de Olívia Palito, saracura e girafa.”

Essência
“Quando eu tinha 14 anos e a oportunidade de fazer esse trabalho surgiu na minha vida, eu simplesmente a encarei como um trabalho, sempre foi assim, isso não me define… Eu sei quem eu sou e o que é importante para mim. Eu sou a Gisele, filha do Valdir e da Vânia, irmã das minhas irmãs: essa é a minha essência. As coisas que eu valorizo não mudam, porque isso é muito forte em mim.”

Confiança
“Tenho uma gratidão enorme, mas o mundo fashion é um business [negócio] para mim, não é um lifestyle [estilo de vida]. Tento fazer o melhor possível sempre, porque as pessoas que me contratam confiam em mim e eu levo isso muito a sério. Sempre dou o meu melhor.”

Valores
“Meus pais são fantásticos e sempre nos ensinaram a trabalhar duro. Nunca nos faltou nada, mas os valores que eles nos ensinaram eram muito simples. Eles não botavam valor em coisas, em roupas… Meu pai sempre dizia: ‘a riqueza da vida está na riqueza dos seus relacionamentos’”.

Gisele na capa da JB Ecológico, hoje Revista Ecológico, em 2009: ativismo histórico

Sensibilidade

“Eu pareço muito mais forte do que eu sou; esta é uma forma de proteger a minha sensibilidade.”

Deus
“Quando decidi encerrar a minha carreira na Victoria’s Secret, eu tinha 26 anos. Eles representavam 80% do meu cachê e queriam reassinar comigo por mais alguns anos. Para todos ao meu redor a renovação parecia óbvia, mas havia algo dentro de mim, meu corpo não se sentia bem de continuar fazendo aquilo. Foram três meses de negociações. Refleti muito, meditei, mas até a véspera da decisão final eu ainda não estava certa da minha resposta. Fui dormir e pedi a Deus para me dar uma luz, me mostrar o melhor caminho. De vez em quando, a resposta me vem em sonho, mas daquela vez não veio.”

“No dia seguinte, acordei e meditei. Faltavam 10 minutos para a ligação (com os advogados), quando decidi fazer um chá. Fervi a água, peguei uma xícara e senti que estava recebendo uma resposta. Peguei dois papeizinhos e escrevi: sim e não. Coloquei os papéis na xícara vazia, balancei, tirei um e lá estava a resposta: não. Respirei fundo, agradeci a Deus, servi o meu chá, peguei o telefone e expliquei que não renovaria o contrato.”

Planeta
“Esta é a nossa casa, a única que temos. Não dá para ficar desperdiçando e desmatando, sem se preocupar com o que vai acontecer daqui a 50 anos.”

“Quando honramos a terra, honramos a nós mesmos. Vamos amar, honrar e cuidar da nossa linda Mãe Terra. Nós somos um. Nosso bem-estar depende de como cuidamos do planeta.”

“É importantíssimo as pessoas se informarem e se interessarem pelo que está acontecendo com a Terra. Precisamos nos educar para construir um futuro melhor para todos neste planeta que é um presente.”

Compromisso
“Acho triste as pessoas considerarem a questão ambiental algo distante da sua realidade. Não notam que também as pequenas ações – em casa e na rua, por exemplo – são fundamentais para a preservação da natureza. Todos nós temos um compromisso, afinal, este é o nosso mundo.”

Objetivo
“Faço tudo de coração e entendo que o meu objetivo neste mundo é servir como posso. Todas as noites, quando vou dormir, peço: ‘Deus, me guie e me mostre como posso servir da melhor forma possível’.” 


Quem é ela: 

Nascida em 20 de julho de 1980, em Horizontina (RS), Gisele Bündchen é casada com o ídolo do futebol americano Tom Brady, com quem tem dois filhos: Benjamin e Vivian. Adepta da meditação, da yoga e das atividades ao ar livre, Gisele sempre teve a natureza como uma de suas paixões. Desde 2004, após a visita a uma tribo indígena no Xingu, na Amazônia brasileira – onde testemunhou os problemas enfrentados pela população devido à poluição da água e ao desmatamento, é ativista de várias causas socioambientais. E usa sua voz e imagem para incentivar a conservação do planeta.


 

 



Fonte: Revista Ecológico - Bia Fonte Nova



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais