Dicas Ecológicas

Enzima cítrica: um poderoso desengordurante caseiro

Compartilhe:     |  31 de maio de 2020

Descubra como fazer um desengordurante caseiro multiuso a partir da fermentação de resíduos orgânicos

desengordurante caseiro
Imagem de Crema Joe em Unsplash

enzima cítrica é um desengordurante caseiro feito a partir da fermentação de resíduos orgânicos. Ele pode ser usado para limpar utensílios, fogão, pisos, azulejos, rejuntes, roupas, louças, mesa, balcões, banheiros e ralos. Além disso, algumas pessoas o utilizam como repelente de insetos, purificador de ar, higienizador do corpo, dos cabelos e como fermento de bolo – para este último fim ele deve ser misturado com bicarbonato de sódio na proporção de uma colher de café rasa de bicarbonato de sódio para duas colheres de enzima cítrica.

O melhor de tudo é que ele não é apenas um produto que não polui. Por ser rico em micro-organismos decompositores, quando chega nos esgotos, ajuda a despoluir os rios! É uma alternativa saudável para o organismo, para o ar interno da sua casa, e para o meio ambiente.

Ele também é uma forma de reaproveitar os resíduos cítricos que não podem ser colocados na composteira, como cascas de laranja e limão, ajudando a reduzir a quantidade de resíduos levados para aterros e lixões.

Como fazer desengordurante caseiro com casca de limão e laranja

desengordurante caseiro
Imagem: Stella Legnaioli/Portal eCycle

Para fazer seu desengordurante caseiro de enzima cítrica, você deve seguir a regra: dez partes de água para três partes de casca de laranja e/ou limão e uma parte de açúcar.

É importante que as cascas sejam picadas. Se você preferir armazená-las ao longo semana antes de fazer seu desengordurante caseiro, certifique-se de que elas estejam posicionadas afastadas umas das outras e dentro da geladeira, para que não desenvolvam fungos.

Você pode mesclar cascas de laranja e limão ou utilizar só laranja ou limão, seguindo o exemplo a seguir:

Leve esses ingredientes para um pote de vidro ou de plástico com tampa e mexa bem. É importante que o pote não fique cheio até a boca, para que a tampa não corra o risco de sair por causa dos gases produzidos na fermentação. Ainda assim, será preciso abrí-lo todos os dias, ou, dependendo da temperatura do ambiente, periodicamente para permitir a passagem de ar.

Se estiver muito quente, o desengordurante caseiro poderá ficar pronto em uma semana. Se estiver frio, pode levar até trinta dias. Ele deve ficar com cheiro cítrico agradável e não deve formar bolor; do contrário, não utilize-o.



Fonte: Equipe Ecycle - Waste4Change



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais