Notícias

Equipe vai ao Pantanal para resgatar animais e ONG arrecada fundos para as ações

Compartilhe:     |  22 de setembro de 2020

O Projeto Gaiola Aberta enviará três biólogos e uma médica veterinária ao Pantanal para prestar atendimento aos animais silvestres afetados pelas queimadas. Os profissionais sairão de São Paulo na manhã da próxima terça-feira (22).

Localizada em Cerquilho, interior de São Paulo, a ONG trabalha para garantir o bem-estar de aves e outros animais que foram vítimas de maus-tratos e retiradas de seu habitat natural de forma ilegal. O projeto foi criado em 2003 pelo diretor e estudante de biologia Antônio Miranda Fernandes e se mantém graças a parcerias.

No início, a entidade prestava atendimento apenas a aves mutiladas, mas com o passar do tempo passou a atender também mamíferos e répteis. Atualmente, 150 espécies de araras, maritacas e papagaios vivem na sede da instituição.

“As aves canoras, que têm habilidade para cantar e são de pequeno porte, estão no topo da lista dos animais capturados pela Polícia Ambiental e entregues para o projeto”, diz o Gaiola Aberta em seu site oficial. “A principal destinação destes animais é a reabilitação e soltura”, completa.

O conhecimento adquirido pela entidade desde sua fundação será agora usado para minimizar o sofrimento dos animais vitimados pelas queimadas no Pantanal. Em entrevista à ANDA, o presidente da ONG, Mauricio Michael Francelino, explicou que serão levados na viagem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e medicamentos que auxiliarão no resgate da fauna local.

Os animais resgatados serão encaminhados a hospitais de campanha estabelecidos em pontos estratégicos do Pantanal. “A expectativa é resgatar e auxiliar o máximo possível na reabilitação dos animais”, afirmou Mauricio.

Uma equipe da entidade já esteve no bioma anteriormente para fazer um levantamento da fauna local e agora envia profissionais para ajudar esses animais. “Vamos manter a equipe no local por 25 dias, podendo chegar a até dois meses dependendo das doações”, explicou.

Uma campanha de arrecadação de fundos está sendo realizada pelo Gaiola Aberta. Segundo Mauricio, os valores arrecadados até o momento irão financiar as ações iniciais da equipe no Pantanal. Para colaborar através de doações, clique aqui.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais