Notícias

Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

Compartilhe:     |  12 de fevereiro de 2021

As plantas promovem a purificação do sistema respiratório, eliminando os agentes tóxicos

A natureza vem ao nosso encontro de todas as formas, oferecendo-nos plantas cujos extratos podem facilitar a respiração e o bem-estar geral. Vamos ver quais são as melhores ervas para respirar e como usá-las.

Os pulmões são órgãos complexos e delicados, frequentemente afetados pela presença de toxinas e infecções de vários tipos que podem causar uma reação respiratória negativa e doenças que podem comprometer a qualidade de vida.

No entanto, existem métodos naturais que são capazes de prevenir e tratar tais distúrbios que afetam o sistema respiratório, promovendo a purificação e eliminando os agentes tóxicos.

Ervas para ajudar na respiração

Aqui estão 5 ervas medicinais que, com suas propriedades benéficas naturais, ajudam a proteger e melhorar a saúde dos pulmões.

Tomilho

tomilho

Tomilho – Foto: Freepik

O Tomilho é uma erva adequada para aliviar irritações e o nível de congestão respiratória. Os óleos essenciais de tomilho têm ação antibiótica, antifúngica e anti-inflamatória, além de fortalecer o sistema imunológico.

O tomilho simula a purificação pulmonar pela eliminação de toxinas, seja em forma de infusão ou por difusão de ar com vapores e óleos essenciais.

Alcaçuz

O Alcaçuz é uma das ervas para respirar melhor e vem da Medicina Tradicional Chinesa no qual se usa muito essa planta. Suas propriedades benéficas e curativas já são conhecidas em todo o mundo, incluindo a ação anti-inflamatória e analgésica do trato respiratório.

Com a redução da inflamação, o alcaçuz facilita a respiração e a introdução de oxigênio nas células, amolecendo também as mucosas do corpo e dos pulmões.

O efeito expectorante desta planta combina-se com o efeito antibacteriano ajudando a eliminar o excesso de muco e a controlar a congestão nasal ao ajudar a libertar o fôlego.

Além disso, o alcaçuz aumenta as defesas contra vírus e bactérias, além de atuar como antioxidante, mantendo as células jovens e participando da prevenção do câncer de pulmão.

Orégano: uma das ervas para respirar melhor

orégano

orégano – Foto: Freepik

O é uma das ervas para respirar melhor e faz parte das plantas aromáticas e contém uma alta concentração de carvacrol e ácido rosmarínico. são antioxidantes que interrompem a produção de histamina e, portanto, são úteis no caso de uma reação alérgica do trato respiratório.

A sua ação anti-inflamatória e expectorante ajuda a libertar os pulmões do muco e com ela de todas as toxinas e patógenos que contêm.

Língua de ovelha

A língua de ovelha é uma planta usada desde os tempos antigos pelas fortes propriedades curativas que tratam a irritação das membranas mucosas dos pulmões e da garganta.

O extrato desta planta pode ser tomado na forma de solução 100% natural para o tratamento de tosses, mesmo as provocadas pelo tabagismo.

Os componentes antibacterianos e purificadores que contém ajudam a expelir toxinas retidas pelos tecidos. Desta forma, o congestionamento é reduzido e as dificuldades respiratórias são aliviadas.

Verbasco: uma das ervas para respirar melhor

verbasco

verbasco – Foto: Freepik

verbasco é uma das ervas para respirar melhor da qual se utilizam folhas e flores, pois contêm elementos ativos que ajudam a fortalecer e purificar os pulmões. O extrato facilita a eliminação de toxinas e agentes nocivos, além de limitar a formação de muco e qualquer inflamação.

Se você tem dificuldades respiratórias ou deseja evitá-las, use um destes métodos para ajudar na respiração e na saúde pulmonar.



Fonte: Mil Dicas de Mãe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais