Notícias

Escola de Campina Grande integra programação da Semana do Meio Ambiente organizada pela Sudema

Compartilhe:     |  3 de junho de 2019

Depois de Pitimbu e João Pessoa, uma escola de Campina Grande recebe a Caravana Ecológica da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), nesta terça-feira (4), com atrações locais, palestras e exposições, para comemorar a Semana do Meio Ambiente 2019. Este ano, o tema escolhido pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Sudema é “Juntos em Combate aos Crimes Ambientais”, e pretende atingir alunos e pais, professores e funcionários das escolas.

Na Rainha da Borborema, a equipe da Ceda estará na Escola Estadual Assis Chateaubriand, às 13h30. Uma das atrações é o grupo Griô, que tem como objetivo integrar saberes populares ao ensino formal. Também serão proferidas palestras do Batalhão Ambiental e exposição de materiais educativos.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), as atividades ocorrem na praça principal da cidade de Conde, às 8h, com apresentação do grupo de percussão Tambores do Tempo, que mistura ritmos e danças tradicionais como ciranda, samba reggae e toré (dança típica dos povos indígenas do Nordeste). No mesmo dia, em Patos, a ação inicia às 7h30, na Reserva Ecológica Verde Pasto, com trilha ecológica, palestras informativas proferidas por policiais do Batalhão Ambiental e exibição de animais taxidermizados.

A programação continua na quinta-feira (6), a partir das 8h, com atividades na Unidade de Conservação Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, localizado em Bayeux. Serão desenvolvidas ações educativas, como palestras com conselheiros ambientais, escoteiros e pinturas para alunos da rede pública de ensino e pintura do cercamento da UC.

Na sexta-feira (7), às 13h30, na Escola Estadual Antônio Pinto Barbalho, distrito Pitanga da Estrada, em Mamanguape, haverá apresentação cultural, palestra sobre crimes ambientais proferida pelo Batalhão Ambiental e exposições de materiais informativos e animais taxidermizados.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), que é administrado pela Sudema, fecha as comemorações, no sábado (8), com uma programação especial, contando com uma oficina direcionada a profissionais e estudantes das áreas de educação e turismo, a partir das 8h30, intitulada ‘Educação ao ar livre e o déficit de natureza: o que as crianças estão perdendo por estarem longe dos espaços naturais?”, ministrada por Edmilson Fonseca, com 15 vagas e inscrições realizadas, antecipadamente, a partir desta terça-feira (4), pelo e-mail jardimbotanico.jp@gmail.com.

No período da tarde, entre 13h30 e 16h30, será lançado o projeto ‘Jardim de Livros’, que é uma biblioteca colaborativa localizada no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, onde os visitantes poderão pegar os títulos disponíveis e ainda serão estimulados a deixar outros exemplares para que outras pessoas possam se beneficiar com o projeto.

Para todas as atividades do JBBM, os participantes devem trajar calças compridas e sapatos fechados.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais