Notícias

Esferas pré-colombianas da Costa Rica tornam-se patrimônio da Unesco

Compartilhe:     |  24 de junho de 2014

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco inscreveu na segunda-feira (24) em sua lista o sítio Cacicales Pré-colombianos com as Esferas de Pedras de Diquis, sul da Costa Rica, anunciou a agência da ONU.

“Este sítio abrange quatro zonas de vestígios arqueológicos localizadas no delta do rio Diquis, que são consideradas testemunhas excepcionais dos complexos sistemas sociais, econômicos e políticos imperante no período compreendido entre os anos 500 e 1.500 de nossa era”, afirmou a Unesco.

O espaço declarado Patrimônio Mundial “compreende túmulos, áreas pavimentadas e, em particular, toda uma série de esferas de pedra de 0,7 a 2,57 metros de diâmetro, cuja fabricação, utilização e significado continuam sendo em grande parte um mistério de nossos dias”, acrescenta o texto.

O Comitê de Patrimônio Mundial, reunido em Doha, também inscreveu nesta segunda-feira outros sítios na lista da Unesco.

São eles: o conjunto histórico e arqueológico de Bolgar (Rússia), o complexo paisagístico de Trang An (Vietnã), o Grande Parque Nacional do Himalaia (Índia), o Santuário de fauna e flora salvagem da cadeia de montanhas Hamiguitan (Filipinas), os penhascos de Stevns Klint (Dinamarca).

Com estas inscrições, o número de sítios na Lista do Patrimônio Mundial agora é de 1010, precisou a Unesco.



Fonte: G1 - France Presse



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais