Notícias

Espaço Ecológico comemora 16 anos no ar e entrevista o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa

Compartilhe:     |  6 de fevereiro de 2020

Veiculado pela primeira vez no dia 7 de fevereiro de 2004, na rádio Tabajara FM 105.5, o Programa Espaço Ecológico chega aos 16 anos tendo como foco a Educação Ambiental.

Para marcar a data do aniversário de 16 anos, o Programa Espaço Ecológico apresenta, neste sábado (8), uma entrevista com o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Abelardo Jurema Neto, que vai falar sobre a qualidade ambiental da cidade de João Pessoa.

O secretário vai comentar sobre os principais problemas ambientais da cidade de João Pessoa e que ações a SEMAM desenvolve na proteção e recuperação das margens dos rios que cortam a cidade.

O gestor ambiental de João Pessoa também vai destacar a situação do aterro sanitário da cidade, dos esgotos clandestinos na orla e o projeto de requalificação do Parque Arruda Câmara, a Bica.

Outro assunto que o secretário de Meio Ambiente vai ressaltar é sobre a requalificação em termos ambientais, da Avenida Epitácio Pessoa e como imagina ambientalmente a cidade de João Pessoa nos próximo dez anos.

Neste programa de aniversário, o Espaço Ecológico também apresentará vários depoimentos de pesquisadores, ambientalistas, empresários, jornalistas e colaboradores sobre o que significa o Programa Espaço Ecológico, na sua missão de veicular, sem denuncismo, notícias e entrevistas que proporcionem ao ouvinte se engajar na luta pela preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida.

Espaço Ecológico: 16 anos priorizando a educação ambiental

Clemilson Souza e Adriana Costa, apresentadores do Espaço Ecológico

Em 7 de fevereiro de 2004, quando o programa foi ao ar pela primeira vez, o entrevistado foi o engenheiro industrial Degmar Peixoto Diniz, hoje, diretor industrial da Elizabeth Cimentos, que passou a ser o patrono do programa até a data de hoje.

O Programa Espaço Ecológico é considerado uma aula de meio ambiente e sustentabilidade. Ao longo desses 16 anos, profissionais se dedicaram no trabalho de fazer da comunicação uma prestação de serviço ao meio ambiente.

Jonathan Dias, assistente de edição

O programa Espaço Ecológico ainda divulga campanhas sobre o consumo consciente de água, energia e a prática da coleta seletiva. Merece destaque, a campanha sobre o combate ao mosquito da dengue, que também transmite chikungunya e zika, conclamando o ouvinte a eliminar os focos do mosquito da sua casa.

O programa Espaço Ecológico conta com uma equipe de excelentes profissionais, a exemplo de Jonathan Dias como assistente de edição, Clemilson Souza e Adriana Costa como apresentadores.

Gualberto Freire, diretor executivo do Espaço Ecológico

O diretor executivo do programa, Gualberto Freire, lembra que o projeto tem avançado nos últimos anos para outras mídias, a exemplo de um canal no YouTube, uma revista e o portal espacoecologiconoar.com.br. Além disso, está previsto, ainda este ano, o lançamento do livro que vai retratar a história do Espaço Ecológico.

“A influência da humanidade no planeta Terra nos últimos séculos tornou-se tão significativa a ponto de constituir-se numa nova era época geológica” – Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química

Pense nisso, aprecie a natureza sem moderação e preserve o meio ambiente

O Programa Espaço Ecológico é veiculado todo sábado das 8h00 às 9h00 na rádio Tabajara FM 105.5. Para ouvir o Programa Espaço Ecológico, basta acessar ao lado o ícone da Rádio Tabajara FM 105.5.

Principais notícias do programa

Temperatura mundial pode subir 3 graus se emissões não forem controladas
Mundo está mais perto do fim?
6 árvores por mês é o que precisamos plantar para compensar emissões
Mudanças climáticas favorecem o desenvolvimento do Aedes aegypti
Proteção climática é questão de sobrevivência, diz Angela Merkel



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais