Notícias

Especialista explica como impermeabilizar o solo para lagos de pesca

Compartilhe:     |  11 de janeiro de 2015

Estou fazendo um lago em solo escavado em terra vermelha e úmida, com cerca de 300 metros quadrados, para criação de peixes para lazer e uso particular. A água será bombeada de um rio próximo durante algumas horas todos os dias, para manter renovação. Exceto lonas e mantas, que têm custo elevado, o que posso usar para impermeabilizar o solo e evitar infiltrações?Bruno Montanha Formigoni Lins (SP)

 

A infiltração de água não tem como via única o fundo do lago. Também pode ocorrer pelas paredes ou taludes. A sugestão é iniciar a construção do lago e realizar uma compactação muito boa com o próprio solo do local. Faça um teste bombeando a água do rio para encher a área escavada e observe se a infiltração é significativa. Em geral, lago novo apresenta infiltração inicial grande que, com o passar do tempo, diminui. Caso contrário, é necessário realizar a impermeabilização, processo que proporciona uma melhor qualidade da água por impedir o contato do líquido com o solo. Faça os cálculos de toda a despesa que terá, ao longo dos anos, com a conta de energia elétrica para repor as perdas por meio do bombeamento e compare com o valor do investimento para aquisição de manta, lona ou alvenaria, materiais que podem durar por longo prazo. Vale lembrar também que será necessário construir monge e ralo, ou instalar um “cotovelo articulado” com a finalidade de remover periodicamente a água do fundo, que é pobre em oxigênio e rica em matéria orgânica e gases nocivos.

Consultor:  JORGE MENESES, biólogo e consultor em piscicultura, tels. (11) 3081-4128 e (11) 99811-6744, [email protected]



Fonte: Revista Globo Rural - João Mathias



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais