Notícias

Especialistas dão dicas de como aproveitar as festas juninas com moderação

Compartilhe:     |  23 de junho de 2019

O dia de São João só é celebrado na segunda (24), mas as festas juninas já se espalham pela cidade. A fartura de comidas, a vestimenta a caráter e as brincadeiras fazem dessa comemoração uma das preferidas dos brasileiros. Mas, é preciso tomar cuidado para que a alegria não vire lamentação.

A oferta de guloseimas faz muita gente meter o pé na jaca e comer mais do que deveria.

— O ideal é equilibrar o cardápio, por exemplo, escolhendo dois tipos de doces e dois tipos de salgados, mas sempre pedaços ou porções pequenas. Não exagere nos carboidratos (farinhas e açúcares) e na gordura (frituras) — aconselha a nutricionista Ethel Santos.

Quando o assunto é a alimentação das crianças, o cuidado deve ser ainda maior.

— Os pais podem oferecer milho cozido no lugar do tradicional cachorro quente, pois a salsicha contém substâncias não adequadas — recomenda Patrícia Rezende, pediatra do Grupo Prontobaby.

Na hora de se produzir para a festa, é preciso escolher bem a vestimenta. Nos pequenos, dê preferência em usar tecidos de algodão por debaixo da roupa caipira. Antes de passar a maquiagem, prepare a pele com um hidratante próprio para a pele deles.

— Com o fortalecimento da barreira cutânea, há redução do potencial alergênico das substâncias — explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.

Se algum acidente com fogo acontecer durante a festa, é preciso saber como agir.

— Resfrie o local com água corrente. Se alguém estiver em chamas, faça-a rolar no chão e jogue água. Não passe nada sobre a área queimada. Enrole com um pano seco e limpo e leve a pessoa para o hospital — orienta José Adorno, presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Confira, a seguir, as dicas de especialistas para curtir a festa tomando os cuidados necessários para que a alegria não se transforme numa dor de cabeça.

Comidas e bebidas

Cuidados com a pele

Medidas de segurança



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais