Notícias

Especialistas dão dicas de o que fazer para deixar o Natal cheio de amor e harmonia

Compartilhe:     |  24 de dezembro de 2018

Mais um ano vai chegando ao fim e a esta altura do mês de dezembro os preparativos para a festa do Natal já estão frenéticos. Mais importante do que presentes e ceia, porém, é o clima que esta data comemorativa traz para os lares, que faz bem para a saúde física e mental de quem o adota de verdade.

— O Natal traz esse sentimento de família e acolhimento, despertando em nós uma solidariedade para com o outro, seja por não terem família ou amigos com quem compartilhar esse momento, seja porque nos sentimos gratos em ter os nossos por perto. Daí a vontade de fazer e desejar o bem — explica Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental.

De acordo com a psicóloga Camila Moura, o Natal é um ritual que marca o fim de um ciclo (no caso, o fim do ano) e por isso as pessoas costumam estar mais reflexivas:

— A gente sempre pensa como foi a nossa caminhada dentro desse ciclo, se saímos dele com a sensação de vitória. Tudo isso pode nos deixar mais sensíveis nesta época do ano. As pessoas que olham para trás e se arrependem de algo tendem a ficar mais sensibilizadas.

A data também é uma ótima oportunidade para desfazer mal-entendidos e selar a paz na família e entre amigos. Não importa se você fez mal a alguém ou sofreu com as atitudes de outra pessoa: tente se aproximar e demonstre interesse em resolver a situação, sem ressentimentos. Mas se a pessoa não se mostrar disposta a conversar, respeite. Do contrário, você pode acabar piorando a situação.

— Perdão não é esquecimento, é liberdade — afirma Lindinaura Canosa, especialista em terapia de casais e família, e psicanalista da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais