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Especialistas dão dicas para curtir o carnaval sem deixar a saúde de lado

Compartilhe:     |  19 de janeiro de 2020

O carnaval já começou oficialmente no Rio de Janeiro. Para aguentar a maratona até o início de março, é preciso se preparar para uma verdadeira prova de resistência. Apesar de a cidade estar vivendo uma crise com a água turva e com gosto ruim, a hidratação é fundamental para manter o pique até o fim.

— O consumo inadequado de água e a combinação com as bebidas alcoólicas pode levar a desidratação. Para evitá-la, aumente o consumo de água nos dias que antecedem a folia. Invista nas águas saborizadas, sucos de frutas naturais, não esquecendo da água de coco, que é um excelente isotônico natural — recomenda a nutricionista Carla Estrela.

Outra dica da especialista para aqueles que não dispensam uma bebida alcoólica durante o carnaval é alternar a bebida com a água, pois o álcool é um potencializador da desidratação.

O colorido das fantasias também está nas maquiagens. Para quem quer curtir a festa sem prejudicar a saúde da pele, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com o sol.

— É necessário utilizar o protetor solar antes da maquiagem. Você pode aderir aos fotoprotetores com cor de base. Eles cobrem imperfeições e você tem um passo a menos na hora de se preparar para a folia. Escolha o protetor com cor, em vez de base com protetor solar, porque o fator de proteção solar (FPS) é maior — orienta a dermatopediatra Iwyna França.

Para chegar ao fim da celebração do carnaval com energia, é preciso separar também um tempo para o corpo se recuperar.

— Os foliões devem usar o período noturno para descansar. Algumas pessoas costumam sair à noite e não dormir, emendando um dia no outro. Isso é prejudicial: eleva o risco de hipertensão, doença cardiovascular e enfarte. Quem tem problemas de saúde deve ficar mais atento. A recomendação é que a pessoa descanse ao menos oito horas de sono — alerta Bruno Zawadzki, coordenador da emergência do Hospital Badim.

Guia da diversão saudável

Corpo

Passe protetor solar com fator de no mínimo 30 FPS. Isto vale para qualquer tom de pele. Retoque o protetor solar no rosto e corpo de 3 em 3 horas, se entrar na água ou se molhar, retoque de imediato

Use roupas leves, frescas e claras, de preferência confeccionadas com tecidos de algodão. Evite ficar com roupas molhadas

Ficar muitas horas sem ir ao banheiro pode ser prejudicial à saúde, causando cistite e infecção urinária. Sempre que possível, vá ao banheiro, mas não encoste no vaso sanitário. Carregue lenços de papel e álcool em gel para desinfetar as mãos após usar o banheiro

O uso do preservativo é recomendado em todas as relações, é a única maneira de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis e também evita a gravidez não planejada

O melhor calçado para enfrentar a maratona de folia é o tênis. Evite salto alto, chinelo ou qualquer sapato aberto

Sempre que entrar em contato com frutas cítricas, como o limão, seja in natura, sucos ou picolés, lave muito bem a região antes de se expor ao sol para evitar queimaduras e manchas

Se a espuma de carnaval cair nos olhos, lave o mais rápido possível com água filtrada até retirar todo o resíduo do produto

Maquiagem

Ao voltar da folia, é muito importante remover toda a maquiagem com demaquilante, água e sabão. Caso o produto entre no olho, não esfregue. Lave com bastante água

Em caso de reação alérgica ou irritação, lave o rosto imediatamente com água fria e sabão neutro ou faça compressa de água gelada. Não use hidratante. Caso o desconforto não passe, é preciso buscar uma emergência para descartar lesões mais graves

Verifique a data de validade dos produtos antes de aplicá-los nos olhos. Não compartilhe produtos como base, sombras, lápis e pincéis

Comidas e bebidas

O abuso do álcool e a mistura de bebidas energéticas com alcoólicas podem levar à desidratação e causar outros problemas como intoxicação alcoólica, gastrite aguda, vômitos, pancreatite e até levar ao coma alcoólico. Evite beber demais

Leve pequenos lanches na bolsa. Opte por castanhas e nozes, barrinha de cereais ou proteicas, frutas secas como ameixa e damasco. Esses são alimentos que saciam, além de serem pequenos e fáceis de transportar

Consuma bastante água mineral, sempre se atentando à procedência. Tome também isotônicos e água de coco, que repõem os sais minerais perdidos como sódio e potássio. Isso vai garantir que a pessoa não se desidrate

Crianças

Nas crianças, use apenas maquiagens elaboradas para eles, pois evitam o surgimento de alergias. Na hora da pintura, use esponjas e lápis macios que não machuquem a pele e evite áreas muito próximas aos olhos

Evite fantasias feitas em com tecidos sintéticos, pois elas podem causar alergias nos pequenos

Coloque pulseirinhas de identificação nas crianças contendo um telefone de contato do responsável, caso ela se perca. Se a criança se perdeu, avise a polícia e os organizadores do bloco

As gestantes devem evitar lugares muito cheios e propícios a quedas. Recomenda-se o uso de calçados sem salto e de roupas leves. É preciso se hidratar constantemente e evitar bebida alcoólica



Fonte: Extra - Evelin Azevedo



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