Notícias

Espaço Ecológico debate preservação da falésia do Cabo Branco

Compartilhe:     |  4 de junho de 2015

A entrevista do programa Espaço Ecológico, neste sábado (6), terá a participação de dois convidados.

O primeiro entrevistado será Ricardo Lombardi de Farias, professor da UFPB e presidente do Grupo Amigos da Barreira. O segundo convidado será o geógrafo e professor das Escolas das Engenharias, Arquitetura e Tecnologia – FPB, Williams da Silva Guimarães de Lima.

Eles irão falar sobre a recuperação e preservação da falésia do Cabo Branco, como surgiu a ideia de formação do Grupo Amigos da Barreira, o que causa o processo de erosão e quais as consequências da erosão nessa área.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil está ameaçado pela erosão. Do alto da barreira, a vista do Oceano Atlântico impressiona.

Mas, nos últimos tempos, a destruição tem roubado a atenção de quem visita a falésia do Cabo Branco, a poucos metros da Ponta do Seixas, localizada na “beiradinha” do mapa do Brasil, no extremo do continente americano. A erosão ameaça o farol construído para simbolizar o ponto geográfico.

Estudos mostram que a falésia já esteve dentro do mar e tem diminuído até dois metros por ano. De baixo, é possível entender a gravidade.

O material que se desprende é muito frágil, despedaça na mão. Em alguns pontos a base da barreira ficou mais estreita que o topo.

Os professores ainda vão comentar se a barreira do Cabo Branco ainda pode ser recuperada e quais as soluções técnicas apontadas pelo projeto de engenharia.

Com 11 anos de atividades, o Programa Espaço Ecológico continua levando ao ar mensagens educativas, prestação de serviço, dicas ecológicas, poesias ecológicas, crônicas e entrevistas com pessoas ligadas ao meio ambiente.

O programa Espaço Ecológico é veiculado todo sábado das 8h00 às 9h00 na rádio Tabajara FM 105.5 e pode ser escutado ao vivo. É só clicar no ícone ao lado.

Principais notícias do programa

Estabilizar aquecimento em 1,5°C ainda é possível – em tese, diz estudo

Cidade do Pantanal recebe duas mil mudas nativas para arborização urbana

Desmate na Amazônia entre fevereiro e abril aumentou 62,7%, aponta Inpe

Tecnologia italiana chega ao Brasil por meio da Unicamp e pode mudar o tratamento de resíduos

Nova lei francesa proíbe o desperdício de alimentos em supermercados

Restam apenas 8% da área original de Mata Atlântica, alerta ambientalista

Havaí quer se tornar primeiro estado americano com energia 100% renovável



Fonte: Espaço Ecológico (Fotos: Amigos da Barreira)



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais