Notícias

Esta colher inteligente vai fazer com que doentes de Parkinson voltem a comer em paz

Compartilhe:     |  30 de novembro de 2014

Uma empresa pertencente ao Google desenvolveu uma “colher inteligente” para ajudar pessoas que sofrem com tremores associados à doença de Parkinson, segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira. O dispositivo recebeu o nome de Liftware, e pode ser adquirido aqui.

“Queremos ajudar as pessoas em sua vida cotidiana e esperamos aumentar a compreensão sobre a doença a longo prazo”, explicou em comunicado Katelin Jabbari, porta-voz da companhia californiana.

O Google adquiriu recentemente a empresa Lift Labs, encarregada do desenvolvimento da “colher inteligente”.

Colher seria capaz de reduzir até 76% dos tremores, segundo testes

A tecnologia empregada no projeto da colher detecta quando a mão está tremendo e faz ajustes instantâneos para manter o equilíbrio e reduzir os tremores em até 76%, segundo o observado nos testes clínicos.

Calcula-se que mais de 10 milhões de pessoas no mundo todo vivam com tremores associados ao Parkinson, entre elas a mãe do cofundador do Google Serguei Brin.

O Parkinson é a segunda doença neuro-degenerativa mais frequente após o Alzheimer e é caracterizada pela perda progressiva de neurônios que produzem dopamina em uma região do cérebro.

A perda de dopamina cerebral como consequência da morte neuronal se traduz em manifestações motores típicas da doença, como rigidez muscular, tremores e lentidão nos movimentos.

Confira um vídeo em inglês que mostra a colher funcionando:


Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais