Notícias

Esta tatuagem mede o nível de raios UV e a poluição atmosférica

Compartilhe:     |  5 de setembro de 2018

Uma tatuagem programável e muito especial, capaz de nos avisar quando o sol está se tornando perigoso para nossa pele e nossa saúde. Um pequeno e intuitivo dispositivo hitech que poderia nos ajudar a monitorar as situações de risco. Na frente deste trabalho está uma equipe de pesquisadores da LogicInk, uma empresa sediada em São Francisco.

Aplicado como se fosse uma tatuagem temporária, os vários tipos de adesivos da LogicInk detectam o suor, o microbioma da pele e o ambiente circundante, fornecendo dados em tempo real. Os sensores contidos na tinta, captam e transmitem informações sobre hidratação, concentração de álcool no sangue, mas também a exposição aos raios UV prejudiciais.

Nenhum aplicativo é necessário: a tatuagem é a interface do usuário.

Tatuagens contra raios UV

No caso da LogicInk UV, este adesivo/tatuagem é capaz de detectar os raios ultravioletas prejudiciais que podem promover o câncer de pele. Os dois círculos no autocolante mudam de cor de acordo com a exposição aos raios UV, tanto num momento preciso como durante o dia.

Os adesivos mudam, portanto, se nos expormos ao sol. O círculo externo fica completamente rosa quando atingimos a exposição máxima considerada segura de acordo com os parâmetros da OMS. Em vez disso, o interno vai do branco ao rosa escuro (e vice-versa), dependendo da quantidade de exposição que estamos recebendo em um horário específico. Desta forma, sabemos quando aplicar o protetor solarnovamente ou nos colocar à sombra. Esses adesivos especiais são à prova d’água e já estão no mercado.

“O bronzeamento com raios UV é um sinal de danos à pele e não nunca é seguro. Danos à pele dos raios UV é um fator chave no envelhecimento precoce da pele e aumenta o risco de câncer”, explicou Larry Weiss, um dos criadores.

Tatuagens para monitorar nossa saúde e poluição

Além dos adesivos que monitoram os raios UV, a LogicInk lançou recentemente uma campanha no Kickstarterpara arrecadar fundos para a produção de outras tatuagens inteligentes. Em particular, os desenvolvedores estão trabalhando naquelas que mostram níveis de hidratação, concentração de álcool no sangue, temperatura e um protótipo que pode indicar a presença de poluentes atmosféricos prejudiciais.

tattoo sensores

Os principais poluentes incluem partículas com um diâmetro inferior a 2,5 mícrons (PM2,5). Quanto menor o material particulado, mais profundamente ele penetra em nossos pulmões e outros órgãos. Por esse motivo, conhecer a concentração e a duração de nossa exposição nos ajudaria a reduzir a inspiração do ar ruim.

Um pouco como a tattoo que monitora os raios UV, a tatuagem na qual a equipe está trabalhando é capaz de detectar PM2.5, tornando-a visível a olho nu com um sistema de quadrados coloridos.

tattoo poluicao

“Ainda temos muito trabalho a fazer para transformar esse protótipo em um produto completo, que inclui maior sensibilidade e tempo de resposta reduzido”, explica a equipe.

Soluções de alta tecnologia para limitar o impacto da poluição e dos raios UV em nossa saúde.

Interessante!



Fonte: Greenme



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais