Espécies em Extinção

Estação ecológica em Alagoas é abrigo para um dos pássaros mais ameaçados de extinção do mundo

Compartilhe:     |  18 de julho de 2020

Choquinha-de-alagoas, da espécie Myrmotherula snowi — Foto: Ascom/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) divulgou nesta sexta-feira (17) a informação de que um dos pássaros mais ameaçados de extinção do mundo se encontra abrigado em uma estação ecológica no estado. Trata-se da choquinha-de-alagoas, da espécie Myrmotherula snowi.

A espécie aparece em uma lista nacional que é utilizada pelo IMA para realizar trabalhos na área de fauna. Pesquisadores do instituto e da Universidade Federal de Paraíba (UFPB) têm se mobilizado para que a ave não desapareça da Mata Atlântica.

O IMA informou ainda que o pássaro é considerado endêmico, por habitar apenas no fragmento de Mata Atlântica da estação ecológica. Há registros de 17 choquinhas-de-alagoas na região, mas estima-se que existam cerca de 50 delas.

O Gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA, Epitácio Correia, contou que o pássaro tem predileções específicas, como por exemplo áreas a partir de 400 metros de altitude do nível do mar, e árvores altas.

“A espécie choquinha-de-alagoas vem sendo mais estudada nos últimos dois anos, ainda sabe-se pouco sobre ela. Muita coisa ainda vai ser descrita por instituições e pesquisadores, e a gente espera poder direcionar ações e continuar os trabalhos mais específicos em prol da conservação desses animais” disse Correia.

Pesquisas recentes indicam que rápidas mudanças ambientais trazem desequilíbrios ecológicos e fazem com que animais endêmicos, a exemplo da choquinha-de-alagoas, sejam extintos, como também o desaparecimento acelerado de outros animais. Segundo Epitácio, a criação dessas espécies endêmicas em Unidades de Conservação é um dos meios para que tanto a flora quanto a fauna sejam preservadas e continuem nos habitats naturais.

“As áreas protegidas, de modo geral, têm muita importância para a perpetuação desses animais. Além de ser a base para a garantia de diversos recursos, como a qualidade do ar”, conclui.



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais