Notícias

Este hambúrguer é feito com frango criado em laboratório: você experimentaria?

Compartilhe:     |  20 de novembro de 2020

Inaugurado em 30 de outubro de 2020, o restaurante The Chicken é o primeiro do mundo a servir carne de frango cultivada em laboratório. O estabelecimento fica em Tel Aviv, Israel, e foi lançado pela startup SuperMeat.

prato frango cultivado 1120 1400x800

No cardápio do restaurante é possível encontrar hambúrgueres e pratos de alta gastronomia baseados em células de carne de frango, em processo sustentável que não agride, nem mata animais.

Como é feita a carne de frango em laboratório

frango cultivado laboratorio 1120 1400x800
SUPERMEAT/DIVULGAÇÃO

O processo de cultivo de carne livre de crueldade animal é semelhante a uma colheita de vegetais. Após retirar células de um frango, os pesquisadores formam o que eles chamam de “semente”, que é uma matéria-prima que contém células que amadurecem em músculos, gordura e outros tecidos constituídos por carne.

hamburguer frango cultivado 1120 1400x800
SUPERMEAT/DIVULGAÇÃO

As sementes então são plantadas em um fermentador de carne, onde é fornecido calor, oxigênio e ração. As células crescem e amadurecem em tecido de carne da mesma forma que fariam no corpo do animal.

restaurante hamburguer frango 1120 1400x800
SUPERMEAT/DIVULGAÇÃO

Quando a carne está madura, é realizada a colheita no fermentador. Tudo é feito sem antibióticos e em um ambiente totalmente livre de contaminantes. Em seguida, o frango está pronto para ser preparado, cozido ou transformado em um prato tradicional.

prato gourmet frango 1120 1400x800
SUPERMEAT/DIVULGAÇÃO

Além de ser livre de crueldade animal, o processo de produção de frango em cultura é sustentável porque usa significativamente menos água, recursos e energia em sua produção.

A SuperMeat conta com financiamento privado, mas a startup também lançou uma campanha de crowdfunding na internet para continuar a investir em estudos e produções na indústria agro-alimentar.



Fonte: Vix - PAULO NOBUO



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais