Notícias

Esterco de Vaca vira matéria-prima para obtenção de purificador de ar natural

Compartilhe:     |  16 de agosto de 2019

Buscando uma solução ecológica para os aromatizadores de ambiente, uma dupla de estudantes do ensino médio da Indonésia encontrou uma solução bastante inusitada: utilizar esterco de vaca como matéria-prima.

Ao contrário do que se imagina, as alunas Dwi Nailul Izzah e Rintya Aprianti Miki conseguiram um produto com odor agradável, de ervas, proveniente da alimentação do gado. A invenção rendeu às estudantes uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade (INESPO).

A invenção as colocou à frente de mil concorrentes. Para a produção do aromatizador elas extraíram a água do estrume fermentado e misturaram água de coco, destilando o líquido para eliminar as impurezas. Todo o processo demorou sete dias, mas no final elas conseguiram obter um purificador de ar líquido, com aroma de ervas.

A Olimpiada Internacional de Projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade é uma competição voltada para estudantes com idades entre 13 e 18 anos e que tem como objetivo despertar o público infantojuvenil para as questões ambientais. A competição é realizada desde 2010, mas no ano passado e este ano não ocorreu. O site informa que a partir de 2020 eles pretendem retomar as atividades.



Fonte: Pensamento Verde - Fernanda Correia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais