Notícias

Estranha formação geológica em Marte está intrigando cientistas

Compartilhe:     |  6 de dezembro de 2014

Uma fotografia tirada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter está intrigando os cientistas. Não, ela não mostra possíveis vestígios de civilizações passadas ou provas da presença de vida em Marte, mas uma formação geológica bastante curiosa, observada pela primeira vez.

A estrutura é circular, com cerca de dois quilômetros de diâmetro, cercada por uma espécie de “mar” de lava solidificada. Segundo a NASA, é “altamente possível que o vulcanismo teve papel na criação desta estrutura”.

Em comunicado, a agência espacial americana afirma que, “possivelmente”, o fluxo de lava se infiltrou abaixo de uma cadeia de montanhas e a empurrou, de baixo para cima. Mas também há evidências de perda de material da montanha, o que sugere que poderia existir uma quantidade significativa de gelo cobrindo a formação, que foi expulso pelo calor da lava.

“Há uma série de formações como esta na região que continuam a intrigar os cientistas”, diz o comunicado. “Esperamos que uma inspeção mais detalhada desta imagem, e outras ao seu redor, possam fornecer pistas para o entendimento da estrutura”.

A montanha está localizada na região conhecida como Athabasca, que contém os mais recentes fluxos de lava da superfície de Marte.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais