Notícias

Estudante brasileira passa um mês comendo alimentos do lixo para alertar sobre desperdício

Compartilhe:     |  20 de maio de 2016

Você sabia que um terço dos alimentos do mundo é desperdiçado?” É esse o questionamento proposto por três estudantes brasileiras que acabam de lançar o projeto “Virando Latas”. O objetivo? Passar 30 dias comendo produtos descartados no lixo para alertar sobre o desperdício exacerbado que toma conta do mundo inteiro.

A ideia partiu da jovem Marilu de Castro, após uma temporada de intercâmbio na Austrália, onde foi convidada por um amigo a buscar comida no lixo de um supermercado. A primeira impressão não foi das melhores: “Eu só conseguia pensar que aquilo era nojento, que ele era maluco. Se a comida está no lixo, é óbvio que não dá para comer. Mas para a minha surpresa, dava”, explica ela em um vídeo publicado no perfil do projeto no Facebook.

Este foi o primeiro contato de Marilu com a prática de Dumpster Diving, que incentiva a busca de “coisas úteis no lixo”. “Pode ser móveis, ferramentas, roupas e, pasmem, comida”, conta ela.

O desafio começou no dia 26 de abril. Além dos alimentos coletados nas lixeiras com a autorização dos comerciantes, Marilu recorre também a itens básicos, como arroz, macarrão, farinha, açúcar e óleo, que ajudam no preparo das receitas. Segundo ela, a maioria do que é descartado está na lixeira por questões estéticas. “Não possuem uma ‘boa aparência’, o que não significa estarem impróprios para consumo”, comenta ela no texto de apresentação do projeto.

Alguns dos alimentos coletados pela estudante (Foto: Reprodução Facebook)

Todos os detalhes da rotina alimentar da estudante têm sido publicados tanto no Facebook, quanto no Snapchat (marilucp). E antes mesmo de as críticas chegarem, ela já adianta: “A equipe e a integrante conhecem todos os riscos desse desafio e tomam todas as devidas precauções. Saúde não é brincadeira. E o desperdício também não!”

E então, o que é lixo para você?



Fonte: Marie Claire



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais