Notícias

Estudantes criam app que orienta o descarte correto de lixo eletrônico

Compartilhe:     |  5 de fevereiro de 2021

Sabe aquele celularlaptop ou tablet encostado e fora de uso? Estes itens podem ganhar sobrevida se forem descartados corretamente. A opção pelo reaproveitamento de aparelhos eletrônicos pode contribuir para o meio ambiente. Muita gente não sabe, mas os componentes desses aparelhos possuem metais pesados que contaminam o solo quando descartados no lixo. 

Atentos aos princípios da Tecnologia Verde, estudantes do curso Técnico Integrado ao Médio de Informática (Etim) da Escola Técnica Estadual (Etec) Raposo Tavares, da capital, desenvolveram o aplicativo E-Trash para ajudar o usuário a fazer o descarte em locais apropriados.

Com a plataforma, os estudantes têm a expectativa de contribuir para redução do volume de sucata eletrônica que em grande parte é dispensada de forma indevida e acaba sobrecarregando aterros sanitários. Segundo levantamento realizado pelos alunos, apenas 2% dos equipamentos obsoletos são reciclados no Brasil, percentual muito abaixo dos registrados em países da Europa e dos Estados Unidos.

Como funciona o aplicativo E-Trash

O app oferece a opção para empresas e instituições com postos de coleta se cadastrarem para receber, além de celulares e tablets, computadores e notebooks. Na outra ponta, as pessoas interessadas em dar uma destinação correta aos seus equipamentos podem baixar o aplicativo e, por meio de geolocalização, receber todas as informações sobre os pontos mais próximos da sua região. A terceira ponta da cadeia, a coletora de sucata eletrônica, faz o agendamento para retirada dos aparelhos nos postos.



Fonte: Razões para acreditar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Características da inteligência canina: curiosidades que você precisa saber (estudo)

Leia Mais