Notícias

Estudantes criam máquina que separa microplásticos da areia

Compartilhe:     |  28 de janeiro de 2021

A poluição plástica é uma grave ameaça ao planeta. Toneladas de resíduos plásticos são descartadas a cada minuto no mundo, muitas vezes de forma irregular e irresponsável.

Recolher e dar uma destinação ambientalmente correta para este material é fundamental para garantir a saúde do planeta e a nossa própria saúde. Os microplásticos formados pelos resíduos que se quebram em partes cada vez menores estão em todos os lugares e acabam inclusive na nossa comida e, nos nossos órgãos. Sim, estamos comendo e respirando partículas de plástico.

Outros destino da poluição plástica é o mar. Levados pelos rios e descartado de forma incorreta na costa, o material que chega aos oceanos compromete a vida marinha.

Parte da solução seria evitar que plásticos e microplásticos cheguem à água do mar. O problema é que muitas vezes os resíduos plásticos já estão tão desgastados que se tornam partes difíceis de se coletar. Mas, estudantes canadenses criam uma máquina capaz de coletar microplásticos na areia.

O equipamento, batizado de Hoola One, foi desenvolvido por 12 estudantes de engenharia da Universidad de Sherbrooke, em Quebec, no Canadá, e funciona como um grande aspirador capaz de separar a o microplástico da areia da praia

A máquina aspira a areia misturada com pedacinhos de plástico e todo o material é enviado para um tanque com água. Neste tanque acontece a separação.

Como a areia é mais pesada, ela fica no fundo. Já o plástico, flutua. Com a separação terminada, a areia volta para a praia. O microplástico é absorvido e fica em um reservatório dentro da própria máquina.

“Pesquisamos muito e descobrimos que não existe uma máquina que faça este trabalho, por isso decidimos criar uma”, explica um dos criadores da Hoola One, Sam Duval.

Nota do CicloVivo: Muitas soluções para coleta e reciclagem de plástico estão sendo desenvolvidas, mas precisamos, antes de mais nada, diminuir o consumo e a geração de resíduos plásticos. Eliminar o plástico descartável, ou plástico de uso único, é muito importante. Algo que é usado por poucos minutos, ou até segundos, fica no planeta por séculos.



Fonte: CicloVivo - Por Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais