Evite o Desperdício

Estudantes de São Carlos economizam 2 milhões de litros de água

Compartilhe:     |  14 de dezembro de 2014

Os números comprovam que aconteceu uma mudança de hábitos e que a educação é o caminho.

Uma grande gincana mobilizou 145 escolas da região de São Carlos, município de São Paulo, durante três meses em prol do incentivo ao consumo consciente da água. O resultado do projeto, batizado de “Usa e Reduza”, foi uma economia de dois milhões de litros.

O projeto foi aplicado com a estratégia de competição entre classes do sexto ano do ensino fundamental de escolas das redes municipal, estadual e particular. Ao longo de três meses – agosto, setembro e outubro – cada estudante levou à escola a conta de água de sua residência. O professor responsável inseriu esses dados em um sistema desenvolvido pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP.

Após a inserção das informações de todos os estudantes da classe, a planilha calculava a média do consumo do mês daquela turma. A classe que obteve o primeiro lugar nessa competição foi o sexto ano A da escola municipal Senador Carlos José Botelho, de Dourado, que alcançou a melhor média no período, economizando 3,5 metros cúbicos de água.

“Inicialmente, desenvolvemos uma planilha para o cálculo do consumo”, explica a professora Roseli Romero, do ICMC. “Depois, construímos uma base de dados para armazenar as informações cadastradas pelas escolas na planilha e desenvolvemos o site utilizando software livre”, completou Erick Previato, da Seção Técnica de Informática do ICMC. Segundo Roseli, a grande vantagem do site é ter possibilitado que os professores inserissem as informações e pudessem acessá-las de qualquer cidade, facilitando a participação de um maior número de escolas. Para o próximo ano, a professora adianta que a meta é alcançar cerca de 800 escolas.

Para a dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, o sucesso do projeto está relacionado à união das forças dos três parceiros do projeto. “Apenas com o trabalho em equipe conseguimos fazer algo melhor para o mundo. Os números comprovam que aconteceu uma mudança de hábitos e que a educação é o caminho para alcançarmos isso”, finalizou.

Fonte: Agência USP



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais