Notícias

Estudo afirma que cachorros acima do peso podem viver menos

Compartilhe:     |  7 de janeiro de 2019

Alimentar demais o seu cão pode cortar até dois anos da vida dele, de acordo com um novo estudo da Universidade de Liverpool.

Pesquisadores examinaram mais de 50 mil cães de 12 das raças mais populares, usando estatísticas do Banfield Pet Hospital, ao longo de duas décadas. A correlação entre excesso de peso e tempo de vida reduzido foi observada em todas as raças, embora alguns tenham menos tempo de vida do que outros.

A obesidade nos animais domésticos está em ascensão no Reino Unido e nos Estados Unidos. Quase metade das famílias norte-americanas abriga um cachorro ou gato, com um em cada três acima do peso.

Alimentar demais é muitas vezes a causa disso. Mais da metade dos tutores afirmam que costumam dar comida para seus animais, caso eles implorem. Enquanto quase 25% deles às vezes superalimentam seus animais apenas para “mantê-los felizes”. Muitos admitiram que não medem as porções de comida para animais domésticos. E isso pode ter um impacto na qualidade e duração da vida dos animais.

Co-autor do estudo e professor de Medicina de Animais de Pequeno Porte da Universidade de Liverpool, Alex German, disse: “Os tutores muitas vezes não sabem que seu cão está acima do peso, e muitos podem não perceber o impacto que pode ter sobre a saúde deles.”

“O que eles podem não saber é que, se seu amado animal é muito pesado, eles são mais propensos a sofrer de outros problemas, como doenças articulares, problemas respiratórios e certos tipos de câncer, além de piorar a qualidade de vida. Esses problemas de saúde e bem-estar podem afetar significativamente o tempo de vida.”

“Para muitos tutores, dar comida, particularmente saborosos restos de comida e petiscos, é a maneira como demonstramos afeição pelos animais”, acrescentou. “Ser cuidadoso com o que você dá ao seu cão pode ajudar a mantê-los em boa forma, permitindo que eles vivam por muitos anos.”

Alex German tem essas quatro dicas para garantir que seu cão mantenha um peso saudável:

1- Fale com o seu veterinário sobre o peso ideal do seu cão e quanto alimento ele precisa.
2- Certifique-se de que eles recebam a quantidade certa de exercício, dependendo do tamanho e da raça.
3- Evite dar para eles os restos de comida, especialmente porque nem todos os alimentos são seguros para animais de estimação.
4- Pesar o seu cão regularmente, pois mesmo um ligeiro aumento no peso pode ter um grande impacto na sua saúde.



Fonte: Anda - Yasmin Ribeiro



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais