Notícias

Estudo aponta que tomamos decisões piores quando estamos com fome

Compartilhe:     |  7 de outubro de 2019

Você também coloca a culpa na fome quando está de mau humor? Pois saiba que a justificativa é completamente válida, uma vez que um estudo da Universidade de Dundee, na Escócia, afirma que quando estamos de estômago vazio tendemos a tomar decisões impulsivas e, possivelmente, ruins.

Isso acontece porque a fome nos deixa impacientes, de forma que passamos a pensar a curto prazo, ao invés de refletir, de fato, no que seria melhor. E essas decisões não são apenas para a escolha do que vamos comer na refeição mais próxima, mas podem afetar todos os campos da vida como o produtivo no trabalho e o financeiro.

Para chegar a essa  conclusão, 50 indivíduos responderam questões sobre alimentação, dinheiro e outros assuntos relacionados. Algumas perguntas envolviam um prêmio hipotético sob a seguinte ponderação: você preferiria receber isso agora ou no futuro, só que em dobro? Eles passaram pelas avaliações duas vezes. Na primeira, eles estavam de estômago vazio, enquanto na segunda, haviam acabado de comer. Quando com fome, as pessoas eram mais impulsivas, não optando por esperar 35 dicas para receber um prêmio maior.

Apesar da descoberta, a grande novidade para os cientistas foi que, quando as pessoas não recebiam os alimentos, as preferências e percepções das mudavam. “Nós queríamos saber se estar o estado de fome tem efeito espcífico em como nós tomamos decisões relacionadas à comida e se isso tem efeitos colaterais. Essa pesquisa sugere que a tomada de decisões se torna mais focada no presente quando as pessoas estão com fome”, aponta Benjamin Vincent, líder o estudo.



Fonte: Casa e Jardim



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como proceder em caso de envenenamento de cães e gatos

Leia Mais