Notícias

Estudo avalia ampliação do Parque Ecológico Municipal Fazenda Atalaia

Compartilhe:     |  30 de junho de 2018

Um estudo da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro em conjunto com a Secretaria Municipal de Ambiente de Macaé avalia possibilidade de ampliação do Parque Ecológico Municipal Fazenda do Atalaia (RJ) em, aproximadamente, sete vezes o seu tamanho atual de 235 hectares. A ideia da ampliação para novas áreas é a preservação da Mata Atlântica; a proteção de animais e plantas nativas ameaçados de extinção; oferta de oportunidades de visitação e pesquisa científica; continuidade de serviços ambientais prestados na região.

Um sobrevoo de reconhecimento do entorno foi realizado com representantes dos dois órgãos.
“O voo oficial é de interesse público estadual e municipal. A iniciativa visou a proposta de reconhecimento de áreas para ampliação do parque e, também, monitoramento e fiscalização da unidade de conservação”, afirmou o superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado de Ambiente, Fernando Mathias.

As novas áreas incluem atrativos como, por exemplo, as nascentes do Córrego do Ouro e as cachoeiras do Salto e Fortuna. A ampliação também poderá ampliar a unidade de conservação à Reserva Biológica União (RJ), o que facilitará a implementação de corredor florestal.

Sobrevoo visa reconhecimento de novas áreas. Foto: Divulgação/Inea


Fonte: Wikiparques - Com informações da prefeitura municipal de Macaé



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais