Notícias

Estudo com roedores sugere que curry ajuda a combater a hipertensão

Compartilhe:     |  27 de junho de 2014

Cientistas indianos anunciaram que o curry, um condimento muito utilizado para temperar alimentos, ajudou a reduzir a pressão arterial em ratos de laboratório, o que aumenta a expectativa de se encontrar medicamentos naturais e baratos para tratar a doença.

S. Thanikachalam, especialista em cardiologia que chefiou a pesquisa, disse que sua equipe testou em roedores o tempero, que é uma mistura de gengibre, cardamomo, cominho e pimenta, ingredientes comuns na cozinha indiana, com pétalas de lótus branca e outros ingredientes.

“Vimos, então, mudanças positivas em ratos com pressão arterial elevada induzida em nossas experiências em laboratório”, disse ele, que chefia o departamento de cardiologia na Universidade Sri Ramachandra, em Madrassa. “A droga foi muito eficaz em reduzir a pressão arterial e diminuir o estresse oxidativo em ratos”, disse.

O estudo destaca que a especiaria contribuiu para reduzir a hipertensão arterial, uma forma secundária da pressão arterial alta, causada por um estreitamento das artérias nos rins.

Os indianos são geneticamente predispostos à hipertensão. Um em cada quatro pessoas sofre desta doença nas cidades, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os resultados do estudo foram publicados na edição de junho da publicação médica “Experimental Biology and Medicine”.



Fonte: G1 - France Presse - Bem Estar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais