Notícias

Evite o conserto da sua máquina de lavar: saiba como conservá-la

Compartilhe:     |  28 de novembro de 2020

Para conservar e evitar consertos repetitivos na máquina de lavar, é preciso ter cuidados constantes, a começar pela instalação, passando pela lavagem de roupas, até a limpeza do equipamento. Confira as dicas do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, e do apresentador André Saporetti, do Shoptime.

Instalação do eletrodoméstico
– Antes de tudo, leia o manual do equipamento antes do seu uso.
– Proteja a máquina da exposição ao sol e à chuva, evitando ao máximo que caia água em seus componentes elétricos.
– Instale o aparelho num piso bem plano para evitar vibrações e instabilidade desnecessárias.
– Mantenha uma certa distância da parede.

Lavagem de roupas
– Respeite a quantidade máxima de roupas, evitando excessos para não sobrecarregar o equipamento.
– Não exagere no sabão e no amaciante. Isso não faz a roupa ficar mais limpa, além de prejudicar a máquina e a própria roupa.
– Para evitar o acúmulo de gordura nas paredes da máquina, que podem se desprender e deixar pontos pretos nas roupas, substitua o amaciante por vinagre branco no enxágue.
– Antes de colocar as roupas na máquina, verifique os bolsos – objetos podem danificá-la e travá-la, como moedas e chaves. Feche os zíperes e coloque sutiãs com armação aramada em sacos separados ou protetores no formato de bola próprios para isso.

Limpar a máquina de lavar roupa é fundamental para evitar a proliferação de bactérias (Foto: Getty Images)
Antes de colocar as roupas na máquina, é recomendado verificar os bolsos, pois objetos como moedas e chaves podem danificá-la (Foto: Getty Images)

*Shoptime e Casa e Jardim mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, Casa e Jardim pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

Limpeza da máquina
– Realize uma autolimpeza uma vez por mês da seguinte maneira: coloque a máquina para funcionar no ciclo completo no nível máximo de água com 1 litro de água sanitária e sem roupas. Descarte a água, que pode ser reaproveitada para lavar o quintal – se não tiver animais de estimação -, mas não para molhar as plantas.
– Faça a limpeza do filtro e do compartimento de sabão com a mesma periodicidade.
– Não se esqueça de limpar o equipamento por fora com produtos não abrasivos para que se mantenha como novo por muito mais tempo.



Fonte: Casa e Jardim



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais