Notícias

Excesso de peso em jovens pode afetar saúde cardíaca posteriormente

Compartilhe:     |  25 de dezembro de 2018

O excesso de peso, mesmo quando se é jovem, pode prejudicar a estrutura e função cardíaca, conduzindo a doenças cardíacas numa altura posterior da vida, atestou um novo estudo.

Conduzido por investigadores liderados por Kaitlin Wade, da Faculdade de Medicina da Universidade de Bristol, Reino Unido, o estudo apurou que possuir um índice de massa corporal (IMC) quando se é jovem adulto pode causar hipertensão e a dilatação do músculo cardíaco.

Para este estudo, os investigadores procuraram encontrar uma relação de causa e efeito entre os comportamentos relacionados com o estilo de vida ou fatores de risco e as doenças cardíacas.

Foram usados três tipos diferentes de análises genéticas para procurar identificar evidências do IMC como causador de diferenças específicas em medições cardiovasculares. A equipa contou ainda com dados sobre milhares de jovens saudáveis com 17 e 21 anos de idade que tinham participado noutro estudo da Universidade de Bristol.

Como resultado, os investigadores apuraram que um maior IMC causava tensão arterial sistólica e diastólica mais elevada e a dilatação do ventrículo esquerdo (a câmara principal de bombeamento do coração).

“O alargamento das paredes das veias é largamente considerado como sendo o primeiro sinal de aterosclerose, uma doença na qual as placas de gordura se acumulam nas artérias e conduzem a doenças cardíacas. No entanto, os nossos achados sugerem, que os IMC mais elevados causam alterações na estrutura cardíaca dos jovens que poderá preceder alterações nos vasos sanguíneos”, comentou Kaitlin Wade.

A investigadora concluiu, portanto, que “os nossos resultados suportam esforços de redução do índice de massa corporal para um nível normal, saudável desde cedo para prevenir doenças cardíacas mais tarde”.



Fonte: Banco da Saúde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais